quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tá Quinas is dead, Long live Tá Quinas!

Boas Quinados!

Tal como George RR Martin diz nos seus livros, Valar Morghulis - all men must die, e parece que isso também se aplica a blogs.

A hora do Tá Quinas chegou!

Ao fim deste ano e meio sentimos satisfação ao ver que o Tá Quinas agitou a comunidade geek e gamer de Portugal, mas por outro lado sentimo-nos insatisfeitos com a situação actual no blog. Quando o Tá Quinas foi criado pretendíamos que este fosse um espaço virtual de encontro entre a comunidade, e também para a promoção de eventos, um grito de revolta contra os espaços não existentes para isso na nossa cidade. Actualmente, pode-se dizer com um certo grau de certeza que o Tá Quinas é um local virtual onde sobretudo quatro indivíduos trocam impressões sobre temas geeks, e que os posts colocados no blog dão o mote a inúmeras conversas presenciais que vão bem além dos assuntos em questão -- um pouco aquilo que a nossa shoutbox está a fazer. Como tal, foi surgindo cada vez mais um subgrupo dentro do Tá Quinas, grupo este que dá pelo nome de The Four Horsemen! 

Ora surgiu a ideia de criar um blog onde pudéssemos postar todas aquelas coisas que queremos comentar e sem estar presos pela temática geek.

Acontece que essa ideia materializou-se no seguinte endereço: http://thefourhorsemenride.blogspot.com/ 
Vai ser nesta nova morada que nos vão poder encontrar a partir de agora. O que podem esperar deste novo blog... TUDO!!... e sobretudo muito avacalhation... querem saber o que é avacalhation então visitem o blog, não esperem é coisas politicamente correctas, PG-13, etc... a única regra é que não há regras!! Bwuahahahah! Ok... já chega! Vamos também continuar a organizar eventos, portanto vão deitando uma olhada no nosso blog! Ah, algumas das rubricas que vêem agora no Tá Quinas irão passar para lá também, por isso, se houver fãs por aí que as queiram continuar a seguir, força. Não barramos a entrada a ninguém e, como tal, continuaremos o espírito de cooperação com vocês que temos mantido até agora -- quero com isto dizer que se quiserem ver algum conteúdo exposto no blog, contactem-nos.

Entretanto vamos deixar-vos com este video awesome de apresentação do novo blog:


This is our final sign out from:

Lord of Blades aka Death
Darth Gostoso aka Conquest
Tanuki aka War
Tularis aka Famine

9 comentários:

  1. O que dizer numa hora destas?

    Apesar de não ser um dos membros originais do blog demonstrei sempre interesse em apoiar os meus companheiros e amigos. Fiquei feliz quando me convidaram para fazer parte integral da equipa e, apesar de me focar num tema um pouco mal-aceite pela comunidade, fiz sempre questão de melhorar. Talvez, e falando por mim, se eu fosse melhor, isso faria de vocês, comunidade em geral, um pouco mais activos.

    A verdade é que o blog à muito que está a morrer, pois não surge conteúdo novo de forma fluída, e aqui entra a atenção prestada por cada um de nós ao dito cujo. Ou porque a vida que levamos nem sempre nos permite pesquisar notícias frescas e relevantes para a temática IMPOSTA no blog -- uns porque trabalham, outros porque estudam -- ou porque simplesmente deixámos de acreditar no valor original que o Tá Quinas defendia: liberdade de expressão, fosse qual fosse o conteúdo e/ou registo utilizado.

    Mas agora não vale a pena chorar pelo leite derramado. Esperem do novo blog algo mais activo, mais pessoal, chegando mesmo a atingir os níveis de foco do Marcelo Rebelo de Sousa! :D Discutiremos coisas importantes mas também vamos avacalhar de caralho, como podem ver pelo pouco conteúdo, mas exemplificativo, do novo blog!

    Como foi dito no "manifesto" assinado por nós os 4, algumas das rubricas do Tá Quinas irão seguir para os 4 Horsemen, entre elas o meu report (com o um novo nome claro); o movie Report do Darth Gostoso; as personagens malucas e chuladas do Tularis; e os vídeos e cenas malucas do Lord of Blades/Death (quick note: LoB, temos de considerar trocar de nick, porque quem cria as flame wars és tu!).

    Enfim, julguem-nos, crucifiquem-nos, mas sigam-nos, pois a aventura ainda não acabou...

    "From the ashes of a Raccoon-Dog came a Man in a fiery red horse. The rider was given power to take peace from the earth and to make men slay each other. To him was given a large sword, and his name was War…"

    ResponderEliminar
  2. Era inevitável.

    Vou ser frontal a diagnosticar os motivos que determinaram a evolução do Tá Quinas para algo diferente:

    1-A missão do Tá Quinas era a de abanar um pouco a cena do gaming em Coimbra e mostrar a alguns senhores que é só preciso haver jogadores e força de vontade para os eventos (os Game Days)se fazerem. A atitude deve ser de cativar os novos jogadores e não os chular.Tivemos eventos de RPG com mais de 40 pessoas, algo sem precedentes em Coimbra e possivelmente no país.E tudo sem pagar um tostão. Com essa missão cumprida, o blog perde um pouco a sua razão de ser (ou pelo menos alguma da sua motivação inicial). Mostrámos que conseguíamos, vamos seguir e frente.

    2-A nossa aposta no conteúdo geek de um modo quase exclusivo. Sim, muito há para falar sobre boadgames, videojogos,comics, rpgs e filmes nerds. Mas por vezes apetece «postar» coisas que envolvam outras temáticas e que passavam a ser relegadas para a shoutbox. Resultado:a shoutbox anda com muito maior actividade...do que resto do blog que anda ás moscas.Se o TheFourHorsemen perderá algum foco que o Tá Quinas tinha? Seguramente. Mas vai ser mais divertido colocar lá o que nos der na telha. O que me leva ao ponto 3.

    3-Colocar o que nos dá na telha vai invariavelmente conduzir a um nível de linguagem que este blog já há muito deixou de ter (lembram-se do nome antigo do Tá Quinas?). O Tá Quinas tornou-se castrador no capítulo da escrita criativa e portanto menos divertido quando toca a colocar um artigo novo.Resultado:menos artigos e menos comentários. O que me leva ao ponto 4!

    4-A força de um blog não se mede pelo número de comentários, mas estes são um bom indicador da popularidade e da relevância do blog. E a verdade é que o blog deixou de ser relevante. Quando nem os Contribuidores do blog estão muito interessados no blog, algo tem de ser melhorado. Eu tentei dinamizar como pude o blog criando novas secções como o Motivational Poster e o What The F! e procurei mostrar que havia vida no blog com o «Post Extravaganza Week», o Tanuki teve uma excelente regularidade de Posts, mas nas conversas que tinha com ele notava que nenhum de nós fazia os posts com a mesma convicção pois o feedback era pouco. O Lord of Blades e o Tularis foram lentamente diminuindo o seu input no blog também devido a esta falta de interesse geral, apesar dos esforços interessantes da iniciativa «O Tá Quinas tem arte» do LoB e o «Classificados» do Tularis.O Kissing Crimson nunca foi o mais prolífico mas costumava comentar. Agora nem por isso. O Luiz Fungo regressou recentemente ao Brasil (já agora, um abraço!) e é apenas natural que dada a falta de contacto regular com o resto do grupo comente menos.
    Em suma, o blog morreu. E das cinzas devia surgir uma fénix, mas surgiu antes um foda-se. Esse foda-se chama-se The Four Horsemen.

    E com isto prometemos um blog onde haverão posts regulares e poderão assistir a maior variedade de posts sobretudo. Se tudo correr bem em breve implemenarei um novo sistema de comentários no blog para tornar essa secção mais dinâmica e atractiva. Por isso leiam, comentem, digam o que acharam do novo blog (e dizer o que acham do «fim» do TáQuinas) seja aqui ou no nosso novo endereço.

    Cheers!

    Conquest (e sim, podia ser Pestilence, mas antes de haver esse, Conquest era um dos cavaleiros e tem um nome menos foleiro)

    ResponderEliminar
  3. ...

    Odeio-vos!

    :\

    Tá bem que eu pouco comentava, mas tenho acompanhado o blog sempre com interesse e assiduidade.

    Por um lado, parabéns pelo esforço que fizeram ao longo destes meses, pois tal como eu disse num dos primeiros comentários quando o blog apareceu "foi uma lufada de ar fresco".

    Confesso que as razões apontadas por vocês não fazem muito sentido para quem "observa de fora". Mas vocês terão "razões que a razão desconhece". Se o blog é feito por vocês, não era mais simples e "com tranquilidade" mudar um bocadinho o seu estilo, ou lá o que seja? Não parece muito lógico o mesmo grupo de pessoas fechar um blog e abrir um novo blog para falar das mesmas coisas, e talvez algo mais. Não era mais simples ir introduzindo esse algo mais por aqui? Lá está, haverá razões que escapam aos comuns observadores...

    Notem, também, que criar um blog novo para "falar de tudo e mais alguma coisa" pode não corresponder ao resultado que vocês pretendem. Um blog sobre "geek stuff" tem um público fiel. Pode ser escasso, pode ser mudo, mas sabe ao que vem. Se vão encetar um blog sobre tudo e mais alguma coisa, às tantas a maioria do público acaba por se desligar...

    Pela parte que me toca, acompanhei o Tá Quinas sempre com bastante atenção. Não participo muito porque sou um "geek à parte", que apenas liga a D&D (e ainda por cima a uma edição semi-obsoleta). Não obstante, fica o registo de parabéns e obrigado pelo vosso entusiasmo.

    Desejos de sucesso para o novo blog. Devo dizer que entrar lá pela primeira vez e apanhar com a Carla Bruni escarrapachada na página de entrada é um bom cartão de visita... ;)

    - Psygnnosed

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaste do nosso novo blog. Pois também foi com bastante debate que estes membros do Tá Quinas decidiram criar o blog novo. A tua, presença assídua, assim como a de outros vários é apreciada mas como já tínhamos discutido nos comentários prévios, achamos que o blog já não servia os propósitos que tinha quando surgiu na net e como tal surgiu outro espaço mais pessoal e não restringido por uma temática. Ou seja, os mudos e silenciosos podem continuar a espreitar ou mesmo a participar se assim o entenderem, mas vai haver uma maior satisfação por parte dos autores em termos de escrita. Sinceramente não fazia muito sentido mudar o Tá Quinas para acomodar esta nova direcção e também sentimos que era mesmo necessário um "rebirth". Visitem o The Four Horsemen ride porque a temática geek e D&D vai continuar a ser abordada lá!

    Já agora para o Conquest:
    "Em suma, o blog morreu. E das cinzas devia surgir uma fénix, mas surgiu antes um foda-se. Esse foda-se chama-se The Four Horsemen."

    "...e eu tenho uma coisa chamada CLASSE!!"

    Muita classe mesmo!
    LMAO!! :D

    ResponderEliminar
  5. Psygnnosed, eu compreendo que te sintas traído, mas considera o novo blog como um sucessor espiritual do Tá Quinas. Por uns tempos considerámos fazer uma "hostile takeover" mas aí teríamos algumas crianças a dizer que "a linguagem não é própria", ou "deixem de ser porcos". Assim, mantemos todos contentes: nós, os seguidores, e os pudistas... :D

    A propósito, deixei um comentário à tua review do livro do Assassin's Creed. Depois diz-me se gostaste...

    ResponderEliminar
  6. Thanks, Death!

    War, em que link viste esse review? Foi no Silverymoon? É que tentei ver o review lá e o site não me deixa ver nada, aparece uma mensagem para deixar o meu mail.

    Psy, a questão de perder o foco para a comunidade nerd de que falas é bem real, mas julgamos que haverá muito conteúdo que vai na linha do que se fez aqui. A transição para outro blog acima de tudo enfatiza que estamos a entrar numa nova fase onde diversas mudanças estão a ser implementadas, mas com a vantagem de podermos mandar umas postas (como a da Carla Bruni por exemplo) que aqui causariam estranheza. Algum público pode não gostar da nova direcção (o que é pena), mas em contrapartida acho que os novos tópicos vão dar gozo de escrever.

    Quanto aos que não gostarem por temerem ver muita palha que não interessa para nada, lanço aqui uma promessa: todas as semanas tentaremos ter PELO MENOS UM artigo sobre rpg/comics/boardgames,etc.

    E, se não houver oposição dos restantes contribuidores, vão haver iniciativas a curto/médio prazo como:

    1-a implementação do IntenseDebate que vai permitir maior dinâmica e entrosamento da comunidade com «reply by post», «ratings» da comentário e design de comentários mais atractivo do que o que o blogger traz de base

    2-está na calha um webcomic de temática humorística (espero eu :p) e possivelmente outro mais sério que conta com a colaboração do Famine

    3-Contem com colunas de temática nerd novas como o «Top Ten» e com o retorno de outras como o Motivational Poster e o WTF.

    4-Um podcast ainda mais bombástico(e quiçá mais regular?).

    Todas estas alterações ainda não foram verificadas com o resto da malta, mas já podem ter uma ideia do que eu gostava que fosse o FourHorsemen.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo o que disseste Darth e assino por baixo.

    O link que vi do livro foi no silverymoon, sim. Deixo aqui o link:

    http://grou.ps/silverymoon/blogs/item/biblioteca-goblin-assassins-creed-ii-renaissance

    Eu não tive problemas em aceder ao conteúdo...

    ResponderEliminar
  8. O Tá Quinas(conhecido anteriormente como "Tá Quinas o Caralho!", tipo o Prince) está morto, viva o Tá Quinas!

    Se as mudanças são um modo de vos motivar a escrever mais e melhor, então que seja feito a vossa vontade. :) Quanto ao novo nome e dado o novo foco duvido que tenham grandes problemas a não ser o trabalho extra que vou ter a escrever a morada no browser.

    Continuem com o bom trabalho. :D

    ResponderEliminar
  9. Grande Mariano! Sabia que podíamos contar com o teu apoio. Apesar dos conteúdos serem um pouco diferentes o espírito é o mesmo. Espero que muitos mais venham atrás de ti.

    Abraço de nós os 4...

    ResponderEliminar

Seguidores