segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GenCon UK 2004 Foto Reportagem

Devido à minha visita à LeiriaCon, e antes que postemos o review a este mesmo evento por parte da equipa do Tá Quinas, lembrei-me de fazer um foto review à minha visita a solo em 2004 à GenCon UK. Para ficarmos com a perspectiva do que se faz lá fora em termos de gaming conventions.

Eu organizei toda a minha participação através do forum do evento onde tomei contacto com um grupo de "veteranos" destas andanças. O seu objectivo era formar um grupo para participar no D&D Open que tivesse o máximo de anos de experiência a jogar D&D. Eu ofereci-me, com 10 anos de experiência na altura, e fui aceite para o grupo. O grupo de Escoceses, na sua grande maioria, acabaram por ser os meu companheiros durante a Con nos poucos tempos livres que tive. Como estava inscrito como voluntário, tive de mestrar sessões de D&D durante toda a Con, mas também ofereceram-me o passe de entrada para 4 dias (que custava cerca de 40 libras) e o alojamento, o que muito contribuiu para a possibilidade financeira de ir a este grande evento.

A GenCon UK 2004 ocorreu de 14 a 17 de Outubro, ou seja de quinta-feira a domingo, numa estância de férias chamada Butlins que fica localizada em Minehead. Na noite de véspera do inicio das hostilidades houve uma festa de recepção no bar onde os gamers eram convidados a usar máscaras. Encontrei por lá os meus companheiros de equipa:


A Northern Horde escocesa ( Jim, Len e Roger) vestidos a rigor.


O Mike também por lá andava.


Afinal também há miúdas giras no meio dos nerds :P


Apesar da "noitada", a fila para entrar de manhã, na tenda de circo onde decorria o evento, era grande...


No interior, antes da invasão geral...


Lord Vader a dar as boas vindas aos visitantes...

Em termos de ofertas para jogo, eram mais que muitas, basicamente podia-se jogar de tudo e mais alguma coisa como podemos ver pelas seguintes fotos. A ênfase desta Con era no roleplay e nos card games, visto que os principais sponsors eram a Wizards of the Coast e a Upper Deck:


Plano geral de parte da área dedicada a RPG


Curioso, aqui havia uma pequena área dedicada aos Boardgames...


Gurps, um dos poucos jogos com grande representação na Con que não eram publicados por um dos grandes patrocinadores.


Goth DM e os seus "lackeys"


Isto sim, eu chamo um Dungeon!


Castle Greyhawk


A terrível Hydra de "papier mâché"!


O expositor da Upper Deck


Mal sonhas tu que a única coisa que vais poder fazer com essas cartas são castelos daqui a uns anos...


Viciados do Magic!


D&D Miniatures Championship


Heroclix! unh... não conheço bem o jogo mas... aposto na equipa que tem o Galactus!


Boa tentativa miúdo, mas... continuo a apostar no Galactus!


Table boats + Guy with pirate hat = hot goth girls playing this all weekend. Não me façam perguntas difíceis...


Esta fortaleza esteve sieged durante toda a Con...


O meu room mate, de mangas arregaçadas a correr mais uma das suas demonstrações... (aposto que não é a figura que dá mais nas vistas não é?)


O infantário... perdão... a zona de Yu-gi-oh!

No fim do primeiro dia de jogatana, fui encontrar os meus Team Mates num evento chamado Mega Dungeon. Este evento era uma espécie de FPS aplicado a D&D. Ou seja os monstros iam aparecendo em massa e o objectivo da party era matar o máximo antes de ser "fragada". Quando algum PC era "fragado" fazia respawn numa área próxima e continuava a luta até ao fim. No fim contavam-se os frags e as equipas com menos, ganhavam.


Um dos níveis do jogo e o DM "Alan Rickman"


Entretanto discutiam-se tácticas noutra mesa... com um pensativo "Gary Gygax look alike"...


Muita gente à volta desta mesa onde a acção estava ao rubro!

Mas o evento pelo qual todos ansiávamos era o D&D Open que naquele ano, além de celebrar os 30 anos de D&D, celebrava o lançamento de Eberron. O D&D Open consiste de uma série de rondas onde cada party no fim da aventura compara resultados com os outros grupos que jogaram a mesma aventura. Os que tiverem melhores resultados passam à ronda seguinte. A nossa party chamava-se "The Old Gits" devido à experiência e, na maior parte dos casos, já idade senior dos jogadores. Eu era bastante mais jovem que o resto dos jogadores, mas trouxe os meus 10 anos de experiência para a mesa e joguei com o Human Monk. Acabámos por só passar à segunda das três rondas, muito por culpa do DM da segunda ronda, mas acho que o objectivo de sermos o grupo de jogadores com mais experiência de jogo ficou concluída. A nossa party já era fã de D&D há cerca de 120 anos no total entre todos!!


The Old Gits ( Lord of Blades, Len, Wiggy, Mike, Roger, "DM", Jim (um pouco fora de frame).


The Old Gits crash in the Mournland! (pode-se ainda ver o mapa onde decorreu a batalha no Airship por debaixo)


Len, Mike e Jim atentos à descrição do DM


Sucesso!! Passámos à segunda ronda!

Já na segunda ronda tivemos de receber reforços. O Wiggy como convidado da Con, ia dar uma palestra sobre Kingdoms of Kalamar, já que é autor desse setting, e como tal não podia jogar na segunda ronda. Por esse motivo juntou-se à nossa party um novo jogador para ocupar o lugar do Warforged fighter...


O "jogador novo" a trazer o Warforged de volta à vida, no meio da floresta de Xen'drik, depois de estar a -13hp, apenas com um repair damage sob o olhar aprovador (e desconhecedor diga-se) do DM! -"Hey it's a construct right?"  -"Riiiiiiiight!!"


O meu monk kicking ass a uns drows!

No fim do dia fomos ver um pouco de LARP ao bar. As palavras WTF? apareceram várias vezes na minha cabeça. Mas creio que as imagens falam por si...


Hamish paradise??!!


Isn't that overpreping to play Vampire?...


...ok nevermind the last question...

Por fim sobrou-me o domingo para ir as compras nas muitas barracas que por lá haviam. Foi uma má escolha deixar para o fim. Porque os goodies já tinham todos sido vendidos. Por exemplo, queria comprar dados gigantes e só consegui comprar um d4. E arranjar um dungeon para montar como no Mega Dungeon... Esquece, já tinham sido todos vendidos... Enfim, mais tempo que sobrou para ver algumas personagens que por lá andavam espalhadas pela Con...


Este é dos velhinhos...


Isto sim nerdismo em estado concentrado!


Peter Adkison... a aprender como usar uma corda?


Aprender a fazer flechas ou chainmail era com este senhor...


Curioso, também se vendiam lá boardgames...


O vencedor do concurso de Cosplay


Nice...ah...leather armor!!


"Have you ever been chased by the entire football team just because you chose to wear your cloak to school that day?"

No fim foi um grande evento e uma experiência muito interessante. Falei com gente ligada à industria, tive a beber uns copos com o pessoal VIP da Con graças ao nosso companheiro Wiggy, umas das vezes com o próprio Peter Adkison. Descobri que o produtor do Deadlands RPG sabe que nós em Portugal falamos "brasileiro, mas se calhar a língua não se chama assim". Disse que nós falarmos a mesma língua que os brasileiros é uma vantagem para nós porque o nosso mercado é muito pequeno e insignificante e o brasileiro é um mercado gigante para o gaming. "Ok" pensei eu "percebes bem de estratégia empresarial, mas geografia nem por isso...". E passei 4 dias seguidos a jogar D&D non stop. Awesome!! Fiquei muito disposto a tentar a GenCon Indy na próxima. Como me disseram, "esta serve para te alargar os horizontes, e se gostaste desta então a Indy é um mundo novo!"

Vamos ver isso um dia destes!

Queria aproveitar para dizer que muitas dessas fotos não são de minha autoria, mas mantive os créditos delas por baixo da foto. This is Lord of Blades signing out!

7 comentários:

  1. Grande malho que foi a GenCon 2004, pelo menos a avaliar pelas imagens e pelo texto que postaste aqui. Realmente a dimensão desse evento não dá para comparar sequer com as Cons nacionais, ainda que estas estejam bem organizadas e já contam com game designers (de boardgames, no caso da LeiriaCon)e outras surpresas. Quem sabe se um dia não veremos reunidas em Portugal as condições para um mega-evento nerd com rpg, boardgames, cosplay e Comics?
    Só assim veria malta a aderir em número suficiente para impressionar os gamers além-fronteiras e colocar Portugal no mapa das Cons internacionais. Até lá resta-nos observar testemunhos como o teu e imaginar as possibilidades...

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que tiveste uma overdose de FUN! ;)
    Excelente a fotoreportagem!
    Apesar de eu ser um grande viciado em D&D, e olhar para estas CON com alguma curiosidade, não sei até que ponto é que era capaz de me meter numa coisa destas. A experiência mais próxima que tive foi a participação em grandes torneios de L5R, mas creio que não serve como termo de comparação.

    E já agora... no meio de tantos vikings... ao menos foste mascarado de Viriato, ou alguma coisa assim nacional com ar barbárico (uma vez que "falamos brasileiro, mas a língua não é bem assim..."). :P

    Já agora, apenas uma nota de rodapé: eu não consigo fazer comentários no vosso blog usando o Firefox. Sou só eu a ter este problema, ou mais alguém tem dificuldades com este browser?

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais Lob, you effing Bastard. (n digo palavrões por causa da criançada que vê este blog... sim é pra ti que estou a falar).

    @psygnosed eu usava o firefox e n tinha problemas, e acho que o Tanuki ainda usa e tb n tem.

    Quando é que fazemos uma incursão por uma destas malta?

    ResponderEliminar
  4. doidimais!

    deixa-me sempre de água na boca ver cenas deste género! hipoteticamente, cá em portugal algo que juntasse dois eventos como o festival de bd da amadora e a leiriacon, acho que já faria algo desse género. claro que não me parece que num futuro próximo aconteça.

    chamo a atenção ao jogo da mesa mestrada pela gothgirl, estão jogando hackmaster, o rpg do knights of the dinner table, hoody hoo!

    very good post, you old git!

    @psygnnosed: esta mensagem foi publicada usando o browser firefox. 8)

    ResponderEliminar
  5. HAHAHA! Leather armor! Funny shit right there! And hot too!

    Ganda post LoB...

    @ Psygnnosed --> eu sempre usei Firefox e nunca me deu problemas. Experimenta fazer um update ou assim. Neste momento estou a usar a versão 3.6. Pode não resolver mas não custa tentar. ATENÇÃO: guarda os teus favoritos, skins, extensões, whatever, antes do update, pois algumas cenas não funcionam bem nas novas versões. Eu NÃO ME RESPONSABILIZO pelas perdas de ninguém...

    ResponderEliminar
  6. @ Psygnnosed

    Não fui mascarado de nada, infelizmente só passei na festa de recepção para conhecer o pessoal com que ia jogar e fui logo dormir. Já estava mais do que de directa, e depois de passar 1h a pensar que ia morrer. Sempre que se cruzava um camião na estrada pensava "WTF?? aquele gajo vem fora de mão!" e depois "ahh estamos no UK" e como tinha duas pastas azuis, uma com uma aventura de D&D impressa que ia mestrar e a outra com todo o dinheiro em libras que tinha, e uma delas ficou no autocarro. Por sorte foi a que tinha a aventura... pensei "vou mas é dormir que isto ainda pode correr mal sobre os efeitos de sleep deprivation"...

    @ restantes quinados

    Pessoal um dia destes temos mesmo de fazer uma invasão a uma cena destas! A GenCon Indy é para voos assim mais altos. Mas assim mesmo dentro de budget na boa era ir a outra GenCon UK. Acreditem que será um dos pontos altos da vossa "carreira geek" e agora com as low costs para Inglaterra ainda se torna mais apelativo. Pensem nisso!

    ResponderEliminar
  7. Contem comigo para ir a uma GenCon UK. :)

    ResponderEliminar

Seguidores