sexta-feira, 28 de maio de 2010

Alguns pensamentos sobre LOST

LOST acabou e com isso vemos o fim de seis anos de excelente storytelling repleto de referências nerd que tinha de ser motivo de tópico neste blog. E se os interessantes detalhes como o debate entre Charlie e Hurley sobre quem é mais rápido nos comics (Flash ou super-homem) ou a tentativa de reescrever o Regresso de Jedi por um certo fan-favourite obeso acrescentam motivos para falatório num blog sobre tudo o que é geek, é da história que vamos falar aqui. O que vou postar aqui é a minha opinião pessoal sobre o que faz de LOST um marco na história da televisão. E não não é um final menos que perfeito que anula seis épocas de espectacular construção de personagens e de plot-twists mirabolantes.

Comecei a ver LOST quando pouco sabia de quem era J.J. Abrams. Para mim era o responsável por Alias, uma série interessante e competente q.b. mas que não me conseguiu prender a atenção apesar da cativante protagonista (hehe). Mas rapidamente a série deu a entender que o caminho era outro, não se tratando meramente de uma história de sobrevivência de um grupo de náufragos, mas sim algo bem mais misterioso e complexo. Foi aí que a série criou uma divisão entre a audiência...uns empolgavam-se com os mistérios escondidos da ilha, outros achavam que aquilo(nas palavras do meu pai) «já estava a aparvalhar um pouco».

As questões eram mais que muitas. Entre elas:
-O que faziam ali ursos polares?
-O que é o monstro de fumo?
- O que era a Dharma Iniciative?
-O que fazia ali uma escotilha?
-Quem são os THE OTHERS?
-Um pé de estátua?Com 4 dedos?
-Quem é o tipo que parece não envelhecer?E porque é que ele não envelhece?
-Porque e como foram parar à ilha?
-Quem é o Jacob e qual o seu papel na história?
-Porque estão sempre a aparecer mortos na selva?
-O que raio querem dizer os números??
-O que são os susurros na floresta?

Sim, um vasto display de mistérios não é novidade para ninguém, afinal Twin Peaks (inesquecível e excelente série que me marcou muito) já o havia feito. Mas a estrutura narrativa era invulgar em televisão (flashbacks, depois flashforwards, time travel e por fim o flash-sideways) que ajudava a contar a história, explicava mistérios e fazia com que conhecêssemos melhor os personagens. E é aqui que reside a maior força da série. Os personagens. Não vou mentir...os mistérios foram o que despoletou o meu interesse na série inicialmente, mas a uma certa altura estava mais preocupado em ver como os personagens lidavam com os eventos na ilha e como seria o seu desenlace na história do que saber o que era o monstro de fumo. E isso só era possível com um conjunto notável de actores que fizeram com que eu ficasse investido nos personagens. Quando um deles morria na série, ficava mais chateado do que se morresse o Peter no Heroes por exemplo. Desde Os Sopranos que não via um ensemble cast tão bom. E já que falamos das qualidades técnicas da série tenho de referir os excelentes contributos de Michael Giacchino na imersiva música, Jack Bender na realização com um estilo muito distinto e dos guiões da autoria do Brian K. Vaughan que revitalizaram uma 3a season numa altura em que já estava a perder algum interesse na série.

Atenção agora porque vou entrar em SPOILERS em relação ao episódio THE END.

Já sabem por que gosto da série agora. A pergunta que eu coloco a mim mesmo é:gostei da resolução final? Vamos por partes, primeiro o que não gostei:

-O segmento onde Jack, Desmond e Fake Locke tiram a «rolha» da ilha o que causa a destruição da mesma. Uma cena que desiludiu a nível de produção pois aquilo parecia feito de esferovite. A nível narrativo achei bizarro e não bizarro do estilo «estranho, mas intrigante», mas mais do estilo «o que raios estavam os escritores a beber quando se lembraram disto?»

-A resolução do flash-sideways.Quando se descobre que aquela realidade paralela era na verdade uma espécie de purgatório confesso que me pareceu pouco inspirado. Por um lado ajudou a dar o closure às personagens. Por outro tivemos que assistir ao Christian Shepard a abrir as portas para o Além. Um bocado foleirote.

O que gostei:

-Não haver uma explicação concreta para alguns mistérios, mas deixando elementos suficientes para que os fãs façam o filme na sua cabeça. Ao nível dos mistérios em geral, estou satisfeito em ver a esmagadora maioria deles respondidos(as questões acima foram todas respondidas e muitas outras também), mas se oferecessem uma resolução definitiva para a origem da ilha iria de certeza agradar a uns e irritar outros. Gostei do caminho seguido pelos guionistas.Obriga e pensar e a debater(espero que o façamos nos comentários)

-Excelentes diálogos uma vez mais. Desde ver o Miles a professar a sua confiança inabalável em fita-cola com resultados hilariantes, perceber como foi a relação(que pode ter durado séculos) que Hurley e Ben tiveram com as simples frases «You were a good number two» «You were a great number one»,até ver o confronto verbal entre Jack e o Fake Locke que tem pay-off na empolgante cena de luta final é muito bad-ass.

-Ver como frases que moldaram a série a nível temático como «What happened, happened» e «Live together or die alone» tiveram repercussões no final que ainda que algo lamechas, foi satisfatório a nível emocional. Para isso também contribuiu a montagem eficaz dos elementos das épocas anteriores quando as personagens tiveram o seu despertar no flash-sideways.

-A Kate naquele vestido preto. (Mão no ar à espera de high-five!)

Podia estar aqui o dia todo a escrever. Mas já vos dei seca o suficiente. Resultado deste review: LOST é uma experiência que vale bem a pena ver e rever. Pode ser a espaços frustrante, mas os aspectos positivos ultrapassam largamente os negativos. Mesmo que o final vos desiluda, lembrem-se. "It's the journey that's important, Not the getting there!"

Gostaram de Lost?Odeiam?É vos indiferente? Dêem a vossa opinião nos comentários, especulem e coloquem questões. A série presta-se a isso.

21 comentários:

  1. Eu confesso que quando a série começou a passar em Portugal eu não liguei muito. Afinal de contas, o que é que interessava ver um bando de pessoas presas numa ilha à espera de serem salvos? But then... Oh my god wheird shit starts to happen!!

    A primeira season vi aos trambolhões e com pouco interesse, por isso não percebi muitas das cenas que se passaram (só mais tarde é que tive interesse em rever os eps).

    A season 2 expandiu um pouco mais o "WTF is going on" com a introdução das escotilhas e da estranha organização conhecida como Dharma Initiative: o que faziam eles na ilha, de onde vieram, stuff like that; também ficamos a conhecer os passageiros da cauda do avião. A ideia de que o destino do mundo dependia de um botão e de alguém que o pressionasse foi ao mesmo tempo fixe e estranha, levando-me todas as semanas a sintonizar a FOX para saber o que ia acontecer a seguir.

    No final da season 2/inicio da season 3 entramos em contacto com o estranho grupo de habitantes conhecidos como os The Others (já tínhamos visto o Ethan na season 1 e algumas pessoas a caminhar pela ilha). A poia bateu na ventoinha nesta season (muito por culpa da greve dos guionistas): episódios que só podem ser encarados como "fillers" (o da tatuagem do Jack ganha destaque), mistérios que não ligam a lado nenhum, personagens que surgem num episódio mas que morrem dois eps depois, enfim, um banho de poia! Mas no fim lá conseguiram dar a volta por cima e acabar a temporada em estilo, com a chegada da "salvação" através do misterioso cargueiro, e um flashforward que deixou água na boca.

    A season 4 revelou que a salvação era nada mais do que uma "hostile takeover" por parte do milionário Charles Widmore, que parece ter uma ligação com a ilha. Os personagens evoluem através de flashforwards e o que me manteve colado ao ecrã foi o querer saber quem eram os Oceanic 6, e como é que a realidade da ilha se iria fundir com os acontecimentos futuros.

    Com o greatest season finale/WTF-moment-in-history ever (Locke morto) arrancamos para a season 5 onde o grupo se divide em 2: o pessoal que ficou na ilha e o povo que bazou. É nesta season que vemos respondidas algumas questões e que a comédia começa a fluir, através dos diálogos entre o Hurley e o Miles. Temos acesso ao passado da ilha e vemos a "tentativa" dos losties de não minar o futuro. Mas "whatever happened, happened". Esta temporada foi, para mim, a mais bem conseguida. Todos os eps estão brutais, ganhamos mais peças do universo Lost, e o season finale foi daqueles momentos que marcam uma série. Ainda me lembro dos nomes que gritei ao meu pc quando o ep acabou...

    Final season, o culminar de 6 anos de ups and downs, WTFs e AH-HA!s, e eles conseguiram manter-me colado ao ecrã todas as semanas para me deixarem completar o puzzle da ilha. Mas, tal como em todas as séries, o build-up resulta num kick-in-the-nuts com um scissor-kick nos queixos, acabando com uma fatality. Permitam-me fazer um pouco de role-play e vestir a pele do Angry Video-game Nerd:

    QUE M**** DE FINAL FOI ESTE!? PUGATÓRIO MY A***!! SE EU SOUBESSE QUE ESTES F****-DA-P**** ME IAM FAZER ISTO TINHA FICADO EM CASA A COÇAR OS TOMÉZIOS! PREFERIA VER DUAS GAJAS A REPRODUZIREM O "TWO GIRLS-ONE CUP" ENQUANTO UM BANDO DE URSOS PARDOS M****** PARA CIMA DELAS...

    Ok... agora que já estou mais calmo posso dizer o que gostei e desgostei neste final ep, e como é que eu teria feito:

    ResponderEliminar
  2. (conclusão)

    Likes -- closure dos personagens principais. A maneira como as histórias dos personagens são atadas e entregues ao público estão todas fixes, sem excepção; o pacing do ep é frenético, com os pessoal a correr de um lado para o outro a evitar desastres e a impedir o "Man in Black" de fugir da ilha, tentando eles próprios a fuga; aquele momento em que o grupo do Jack e do Locke se encontram para um showdow fez-me entoar a música do Bom, Mau e o Vilão. Para mim, o melhor momento do ep...

    Dislikes -- a lamechice! Mais parecia estar a ver uma telenovela mexicana do que um ep de Lost; os últimos 5 minutos do episódio, em que nos dizem que o flashsideways é uma espécie de purgatório onde todos se juntam para “partirem para o afterlife” (a quantidade de F***s que eu não disse); e por fim, não disseram de onde é que vem a porcaria da ilha!!!

    O que eu mudava -- o final; talvez em vez de ter um flashsideways = purgatory tinha destruído a ilha e de alguma maneira partia para a teoria de uma realidade alternativa, em que o “despertar” dos personagens fosse a sua salvação do que se passava na ilha… Muito melhor, não?

    Estão aqui os meus 2 cents que mais parecem uma nota de €500! Viram este “pun” fantástico onde eu desculpei o tamanho do texto!? Enfim… digam o que vocês acham que a série teve de bom e/ou mau e vamos fazer disto o tópico de Lost o mais comentado de Portugal… :D

    ResponderEliminar
  3. Á series excelentes em que temos de parar o nosso dia para a ver. e á series que vemos enquanto almoçamos, jantamos,estudamos, jogamos, etc. ve se, nao nos fascina, nao nos dá uma narrativa em que nos mesmerize, que nos deixe a saltar no sofá aos gritos por tao awesome que é (sim sim, aconteceu me no episodio espetacular de smallville quando apareceu a JSA) e nos dê uma descarga de adrenalina, que nos faz chorar ou rir dependendo da tematica, ou até as duas ao mesmo tempo de tao boa que a serie é.
    Sou sincero, nao sou uma pessoa de series á alguns anos, nao costumo ter tempo pras seguir fielmente e canso me de ver fillers. hoje em dia sigo algumas que dao na tv e que sao basicamente re-runs (scrubs e mtas outras series de comedia) e saco uma ou outra (entourage é espetacular mas tá parada, smallville sigo mas os fillers cansam me, bored to death era tao bom e cancelaram, os fdps). no caso do lost vi 2 seasons e pensei que fossem começar a dar respostas, conclusoes mesmo que estas levantassem novas questoes. mas nao foi o caso. entao desinteressei me porque algo sem fim, sem enredo perceptivel é muito dificil de fazer, e nem todos sao mestres para criar um twin peaks.

    ResponderEliminar
  4. desculpem os erros ortográficos, mas foi escrito á pressa :S

    ResponderEliminar
  5. Opiniões muito distintas mas igualmente válidas.

    Danny,naturalmente a decisão de explicar os mistérios em LOST numa fase mais tardia acabou por alienar alguns espectadores. Apesar de gostar muito da série, entendo que muitos se tenham afastado dela, parece-me que foi este o teu caso. Contudo discordo quando dizes que não houve repostas porque houve, é preciso é paciência para chegar às épocas seguintes e nalguns casos as respostas variam de pessoa para pessoa. Como fã de twin peaks e dos videojogos silent hill não posso deixar de ficar satisfeito com essa abordagem.E sim...David Lynch é um «master of his craft».

    Quanto às séries que referes, sou um enorme fã de Entourage e mal posso esperar que regresse(as primeiras épocas em dvd ocupam lugar de destaque na minha colecção!). Já o meu interesse por Smallville não se mantém regular. Há episódios onde tenho um nerdgasm como no do «Absolute Justice» que referiste ou «Legion», mas outros são fracotes.Agora que vai para a época final, a ver se acabam em grande.

    @Tanuki:I hear you, bro. Inicialmente a ideia do purgatório deu-me raiva, mas quanto mais penso na série mais me parece que o final é adequado para o closure.

    Deu para mostrar uma realidade sem tempo definido onde todos os finais convergem e onde se percebe o que aconteceu a cada um(mas de modo subtil).Exemplo do Ben: Só assim podíamos perceber que a relação dele e do Hurley foi longa e proveitosa.E gostei do momento em que o Ben decide ficar de fora da igreja, pois ainda sente que tem de pagar pelos seus erros na ilha.Excelente forma de dar closure ao personagem.E foi giro ver o elenco junto de novo.

    Uma coisa que não disse...o final com Jack a fechar o olho deitado no local onde acorda na 1a season é perfeito.A transição de homem da ciência cínico para um homem de fé(tal como Locke o era no início) é sensacional.

    ResponderEliminar
  6. Eu só vi metade da primeira season, o episódio que mais gostei foi o do Locke, a cena do gajo começar a andar depois do avião despenhar foi brutal.

    Mas dai para a frente a série não me fascinou muito mais, principalmente por causa dos personagens "principais":
    1) O personagem Jack Shepard irritava-me, gajos bonzinhos com atitudes de super-líders...;
    2) A Kate é um personagem bué seca, sem nada minimamente apelativo em termos de história (ou de qualquer outra coisa);
    3) O Sawyer começou bem, mas depois quando entraram com a explicação do passado dele (família enganada por um aldrabão e etc), perdeu logo a força e o interesse.

    Posso ter feito um julgamento demasiado rápido em relação à serie com base em pouca informação, mas se ela não me prende ao fim de 09 episódios então não me vou esforçar para ser provado em contrário.

    Talvez um dia destes me sinta tentado a ver tudo, mas de momento isso está muito em baixo na minha lista de prioridades.

    Nota final: Opiniões alheias também são de facto uma maneira má de decidirmos a nossa, mas quando alguém me disse que eu devia ver melhor a série porque a ilha era espectacular e viajava no tempo... epá... não hehe.

    ResponderEliminar
  7. Disseram te que a ilha é um delorean? ;) hehe

    ResponderEliminar
  8. Tipo, todos nós tivemos o mesmo problema: a série não pegou logo de início. É preciso dar uma oportunidade para o plot desenvolver, para termos mais contacto com todo o WTF que se passa na ilha. A partir da season 2 as coisas melhoram radicalmente, seguido de um pequeno período da season 3 em que as coisas descambam (greve dos guionistas) mas a depois disso é sempre a abrir...

    ResponderEliminar
  9. mas isso mata uma serie. ou é uma coisa em é possivel passar á frente os fillers ou nao. pq se perdes um episodio de lost pronto, já n entendes corno sobre algo. As series ou pegam nos primeiros5 episodios ou tá tudo tramado. mas olha, no heroes aconteceu me o contrario, os primeiros episodios eram mto bons, quase a primeira season toda, e depois chapeu. já os mutantes eram 400 mil e enfim.

    ResponderEliminar
  10. Isso das séries terem de pegar nos primeiros eps ou morrem é relativo! Neste momento estou a ver Stargate Universe e posso-te dizer que a série demora um pouco a desenvolver, e acredita, eu sou uma pessoa de pouca paciência. Por gostar da Saga dei uma hipótese à série e digo-te, não estou arrependido.

    Como tudo na vida, isto das séries serem longas e chatas e demorarem tempo a arrancar é uma questão de mercado: o intuito de manter a série viva o mais tempo possível serve apenas para arrecadar o máximo de dinheiro possível. Ou as séries arranjam bons escritores, como Lost teve e Heroes não, ou a série está condenada desde o início...

    ResponderEliminar
  11. Mariano, se tiveres por aí manda a tua papaia sobre o season finale do Lost. Tenho a impressão que seguias a série e estou curioso para saber se gostaste ou não.

    Lord of Blades, quando acabámos de ver o episódio vi que estavas algo desiludido. Manténs essa impressão?Care to comment?

    Quanto à conversa acima, sinto-me algo dividido. Se por um lado julgo que se deve dar uma oportunidade para as séries nos conquistarem também entendo que se ao fim de meia época isso não acontece é natural que se perca o interesse em ver a série por melhor que fique mais à frente. Depende da paciência e do tempo disponível de cada um. No caso de Lost acho que foi a partir do último episódio da 3a época que aquilo passou de «engraçadito» para «muito bom».

    Diogo, no que diz respeito aos pontos que referes, realmente a Kate tem uma transformação mínima (passa de criminosa a boazinha) sem nada de por aí além a respeito de character developmenta acontecer-lhe. Contudo dou-te abaixo três razões para que ela se mantenha na série mesmo que seja só como cenário.

    http://kakaos.files.wordpress.com/2009/02/evangeline-lilly-esquire021.jpg

    http://babes.rockerboo.net/79de22ca5802f3de07694b9198bc31ea/evangeline-lilly.jpg

    http://www.oneangryman.com/ken/wp-content/uploads/2010/02/Evangeline-Lilly-stockings.jpg

    Yep,HIRED!
    Mas em relação ao Jack, acho que ficarias surpreendido em ver como o personagem evolui. Passa de uma figura autoritária e de líder a um tipo, uh...perdido...sem saber bem como agir.As suas convicções sobre razão versus fé também são abaladas significativamente. Julgo que é dos personagens mais bem desenvolvidos ao longo das épocas.
    O Sawyer também tem alterações interessantes sobretudo no segmento de time travelling.

    ResponderEliminar
  12. Caso pensem que o meu comentário anterior foi sexista,FEAR NOT! Aqui está uma para as meninas.

    http://tinyurl.com/38je3lk

    ResponderEliminar
  13. Hã meninas, muito bom!! LMAO!

    Enfim... depois de rever mais uma vez o final da série, continuo a manter a minha opinião. Houve ali qualquer coisa que não entrou bem e isso deixa-me um bocado lixado, sobretudo depois de ver um especial de hora e meia que culmina com o Mathew Fox a dizer: "eu quero o fãs sintam que não perderam 6 anos da sua vida". Acho que numa situação destas o Sawyer é que sabe o que dizer... >:(

    ResponderEliminar
  14. ooh oooh! eu sei essa. SON OF A BITCH!!!!

    ResponderEliminar
  15. És um querido darth!a sério,gostei bué...lol

    ResponderEliminar
  16. Depois de ver o Finale não sinto que tenha perdido tempo a ver as seis épocas. Toda a série entreteu-me muito e fez-me pesquisar e ler coisas na internet (e fora dela) o que é bastante bom.

    Contudo acho que esse aspecto, o de o telespectador adicionar significado proveniente de fontes externas à própria série melhorando assim o seu gozo ao vê-la revelou-se no fim ser o seu grande Calcanhar de Aquiles. O final não foi satisfatório quer em desenvolvimento de personagens quer em desenlace narrativo. De certo modo parece que a série nem acabou pois deixou o intervalo de tempo entre o fim na ilha e o fim no "estação pós-morte" em aberto e sem respostas definitivas.

    Encaro o finale como o Smoke Monster: uma nuvem de gás preta sem grande solidez a quem tentamos dar semblantes diferentes consoante se move mas que no fundo só nos serve para nos observar ou matar. :) E que é um raio de mistério que vai sempre ficar em aberto!

    ResponderEliminar
  17. Desculpem lá a resposta tardia. Primeiro antes de mais nada para o Darth Gostoso... HI5! never leave a bro hanging!! Kate no vestido preto rulou!!

    Vou só aqui colocar algumas opiniões pessoais em relação a este série.

    Numa fase inicial o que me levou a ver esta série foi sem dúvida a componente fantástica\mistério\WTF? da ilha e das circunstâncias misteriosas em que os Losties foram lá parar, passado algum tempo tenho de afirmar que a força mesmo desta série é o ensemble cast. Personagens muito bem escritas, actores excelentes e com uma química muito boa entre si.

    Para mim existem momentos que são dos melhores da série. Como por exemplo a reacção de antagonismo entre Jack e Locke sendo um o man of science e o outro o man of faith e de como esses papeis se revertem durante a série.A ironia de o Man in Black assumir a forma de Locke depois da sua morte e continuar este antagonismo visto que Jack torna-se o sucessor de Jacob. O triangulo amoroso Jack-Kate-Sawyer que provocam alguns momentos dramáticos intensos. Ben Linus esse grande mestre da manipulação, uma personagem riquissíma completamente imprevisível. A interacção Miles-Hurley com os seus diálogos geeks\surrealistas são dos mais divertidos.

    Discordo completamente do facto da personagem da Kate ser desinteressante, e não me refiro apenas aos motivos que o Darth Gostoso apresentou ali atrás (I insist that you bump this knuckle!:) O desenvolvimento do personagem do Sawyer também é excelente, e excelente mais uma vez a ironia de ele ser o chefe de segurança da Dharma nos 70's e um polícia no flash sideways da última season.

    Claro que a série teve os seus pontos baixos, sim a terceira season andaram mesmo "perdidos", o "take the crap guy", alguns arcos de história que não deram em nada, alguns episódios filler que não serviram para nada. (Não vou referir o episódio do Jack na Tailandia e como fez as tatuagens... Porquê? Unh tipo o homem andava a afiar com uma massagista asiatica... "and we had seats in the front row! What up?"

    Quanto ao final em si. Bom a minha análise é tipo a do Darth Gostoso. Saí do episódio muito desapontado com a resolução do flash sideways, mas depois de rever um pouco toda a série, de certa forma faz sentido. Gostei da referencia constante a frases que marcaram a série durante as 6 seasons e de certa forma trouxe algum closure e era das poucas maneiras de conseguir reunir (quase) todo o cast para o "fim" visto que muitos já tinham morrido. Por outro lado, gostaria de ter sido completamente blown away pelo final e não me escapa a sensação de que os escritores poderiam ter usado outra coisa que não tivesse já sido referida extensivamente pelos fans da série em tudo o que é boards na internet.

    Quanto à resolução dos eventos da ilha pareceu-me bastante satisfatória, menos a já referida "rolha de esferovite". Nota alta para o confronto entre Jack\"Locke" e a entrada de Jack à espartano no 300 no confronto final.

    Como conclusão apesar de Lost acabar assim com um sabor meio agridoce para mim, não me posso esquecer de 6 seasons excelentes que ficaram para trás. Os meus episódios favoritos foram, o piloto parte 1 e 2, a episódio piloto mais caro da tv e onde começa o WTF com a frase do Charlie "Guys where are we?". Todos os season finals foram excelentes com cliffhangers brutais, todos os episódios centrados no Desmond e já na season 6 o episódio que explica a origem do MiB e do Jacob.

    Não me chateia minimamente que tenham sido deixados certos mistérios por responder. Afinal que história de mistérios não deixa algumas coisas em aberto para a audiência usar a sua imaginação...

    P.S: Agora a pergunta que não quer calar... Para quando o spin-off com Frank Lapidus... "We're not going to Guam are we?"

    ResponderEliminar
  18. Thanks pelo hi5, LoB. Já estava a ficar com o braço cansado heh.

    JRNMariano:

    Caso te interesse, já se sabe que o dvd vai ter pelo menos uma cena adicional que foca o período em que Ben e Hurley «reinam» na ilha. Não sei se vai haver mais info sobre o que acontece com outros personagens. Francamente espero que não, mas neste caso acho que vai ser giro ver quanto tempo é que eles estiveram realmente por lá.

    Lord of Blades: De acordo contigo. E sim...Lapidus precisa de uma série. Sugestão: «The Awesome and Whacky aventures of Frank Lapidus», onde descobriríamos que esta foi apenas uma de muitas viagens maradas deste tipo que parece saído de um filme de acção dos 80´s.

    Tagline da série:

    Para os outros Losties aquela foi a aventura da vida deles,para Lapidus foi apenas mais uma terça-feira.

    ResponderEliminar
  19. A questão não é só saber o que se passou entre a ilha e o pós-morte. É que havendo esse intervalo de tempo deixa em aberto existir um "ideoespaço" onde se possam resolver alguns mistérios e "falhas" em termos de trama.

    ResponderEliminar
  20. Epá, concordo e sublinho com tudo o que foi dito pelo Lord of Blades mas não posso dar crédito aos últimos 5 minutos do final ep. Como tu já referiste e bem, aliás, como todos nós nos referimos, o final deixa um pouco a desejar, ficando aquela ideia de que os escritores podiam ter-se esforçado mais um pouco. É que, porra, eu já vi o ep 3 vezes e não consigo dar o braço a torcer. Falhou ali qualquer coisa. Só não é um epic fail porque o resto da série compensa. Esta minha maldição de ver "últimos eps" meio pífios começou com o Death Note e parece que ainda vai durar bastante tempo...

    ResponderEliminar

Seguidores