segunda-feira, 2 de agosto de 2010

…for a single yesterday soundtrack


Olá, Quinados!

No artigo de hoje escrevo sobre Lightspeed Magazine uma recente revista de ficção científica mensal on-line. Nela encontramos short-stories, de escritores best-sellers a novas descobertas, artigos e conversas behind the scenes com os autores, todo este conteúdo sempre relacionado com sci-fi.



O último conto publicado dá pelo nome de "…for a single yesterday", verso da canção Me and Bobby McGee, e é uma republicação de uma estória que saiu originalmente na revista Epoch, em 1975. O seu autor? George R. R. Martin, responsável pela série de novelas de fantasia A Song of Ice and Fire (A Game of Thrones), da qual os autores deste blog são grandes admiradores.

Neste "…for a single yesterday", é nos apresentado Gary, que pertence a uma pequena comunidade de sobreviventes de uma catástrofe nuclear. Gary conta-nos as suas vivências com Keith, um músico que todas as noites toca a sua guitarra sob o luar para o grupo; e com o Coronel Winters, um recém chegado à comunidade.

Um dos elementos mais originais que Martin introduz nesta estória é a chronine, uma droga que estimula os centros de memória do cérebro e permite os seus utilizadores reviver as memórias mais profundas com extrema clareza. É algo que grita para ser utilizado num RPG e qualquer Mestre devia ler o conto para perceber as possibilidades de aventuras que esta substância pode inspirar!

O texto de Martin é mais uma vez muito claro e leve de ler e a força da estória está, tal como é habitual no autor, nos personagens e nas emoções que estes nos transmitem. A música acompanha toda a estória, desde os concertos de Keith, e nos confrontos de pontos de vista entre Keith e Winters, duelos realizados através de canções folk e rock.

E chegamos à razão do título deste artigo: tendo nascido só em 1985, a maior parte das músicas não conhecia. Procurando-as no YouTube decidi criar uma playlist das canções mencionadas no conto e, consequentemente, uma banda-sonora para este.


Seguem-se os links:

Lightspeed Magazine

…for a single yesterday

Soundtrack

Fantasy Magazine (uma revista mensal dos mesmos editores e no mesmo formato da Lightspeed mas de fantasy)


Have fun!

2 comentários:

  1. Depois de ler a short story só posso dizer "O George R.R. Martin é um senhor!"

    ResponderEliminar
  2. Short-story espectacular. Nunca tinha lido nada dele sem ser os livros de ASoIaF e agora convenci-me de que tenho que ler o Fevre Dream, o Armageddon Rag e até o Wild Cards!

    ResponderEliminar

Seguidores