quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Game of Thrones - LCG

Olá, Quinados!

Quando foi lançado o Living Card Game de Warhammer: Invasion fiz a review do jogo (que podem lê-la aqui e ficar a saber o que é um LCG) mas prometi fazer também a dos outros dois LCGs, A Game of Thrones e Call of Cthulhu. Hoje apresento-vos o review de A Game of Thrones (AGOT) LCG!

Neste jogo cada jogador controla uma das Casas mais influentes de Westeros (os Baratheon, Greyjoy, Lannister, Martell, Stark ou Targaryen) e tem como objectivo ganhar influência no ardiloso palco de intriga política que é a corte do Iron Throne.

AGOT, ao contrário de outros jogos de cartas, vence-se por pontos de vitória, chamados de power points. A primeira Casa a alcançar os 15 power points, vence.

O jogo passa-se em rondas, e no início de cada uma, cada jogador escolhe um plot de um deck de sete cartas. Esse plot indica quanto ouro essa Casa tem para gastar nesse turno, a sua iniciativa e o seu claim (que explicarei a sua função à frente).

Os jogadores usam o ouro para recrutar personagens que podem ter uma combinação de até três ícones: militar (machado vermelho), intriga (olho verde) e poder (coroa azul). Todos os turnos, cada jogador pode iniciar um desafio de cada tipo (militar, intriga e poder) mas só personagens com o ícone correspondente podem participar.

Ao ganhar um desafio a atacar, o vencedor exerce o seu claim (o terceiro valor do plot) no derrotado: se vencer um desafio militar, o jogador que perdeu precisa matar personagens igual ao claim do vencedor; num de intriga, o perdedor descarta cartas aleatoriamente da mão igual ao claim do vencedor; e num de poder, o vencedor rouba um total de power points (pontos de vitória) igual ao seu claim ao derrotado. Qualquer desafio que não seja bloqueado dá um power point extra ao vencedor.

Por exemplo, posso juntar os dois personagens Balon Greyjoy e Melisandre para iniciar um desafio de power (ícone azul) para um total de 6 de Força (a força de cada personagem é o valor que está no escudo do lado esquerdo). Se em vez disso quisesse iniciar um desafio de intriga (olho verde), só a Melisandre poderia participar visto que o Balon Greyjoy não possui o ícone.

Note-se que para participar num desafio é necessário virar a carta da personagem impedindo que cada personagem participe em mais do que um desafio por turno.

No fim de todos os jogadores terem completado todos os desafios, cada jogador totaliza o total de Força dos seus personagens não-virados e soma o ouro que não gastou. O jogador que tiver o total mais alto ganha um power point, isto chama-se ganhar Dominance.

A ronda termina desvirando todas as cartas e descartando o ouro que não foi gasto (o ouro não acumula entre rondas) e inicia-se uma nova ronda com cada jogador escolhendo um novo plot. O jogo procede até uma Casa alcançar um total de 15 power points.


Multiplayer

O Sistema de multiplayer do jogo é também um dos seus pontos fortes. Quando jogado com mais de dois jogadores utilizam-se os títulos do Small Council do Rei. No início de cada ronda cada jogador selecciona um título que lhe dará um bónus durante aquela ronda (desde ouro extra, cartas extra ou um bónus no tipo específico de desafio, como militar, por exemplo). Além disso, os títulos criam relações entre os jogadores, fazendo-os oporem-se ou suportarem-se uns aos outros.

Vencendo um desafio contra um título ao qual se oponha, ganha-se um power point extra; enquanto que suportar um título impede que se inicie desafios contra ele e até o podem defender se outro jogador iniciar desafios contra ele!


Já tendo lido os livros, é divertido entender de que forma os designers do jogo traduziram as características de cada personagem e os eventos mais importantes para mecânicas do jogo – chamada de atenção especial para as crianças Stark e direwolfs correspondentes!

Fiquem com o site oficial (que tem tutorials em vídeo na página de support) aqui.

Da próxima vez apresentarei o LCG de Call of Cthulhu!

HOT: Acabado de ser anunciado pela FantasyFlight, o novo LCG que sairá no Outono: The Lord of the Rings LCG, um jogo de cartas cooperativo! Leiam a notícia aqui!

5 comentários:

  1. Bom apanhado de um dos melhores cardgames que aí andam. Agora quero ver é esse Lord of the Rings LCG!

    ResponderEliminar
  2. Este sim é o "melhor jogo de todos" :p
    E os Stark sao os maiores...lol

    ResponderEliminar
  3. poderia montar um tuto explicando passe a passecomo funciona o jogo do tipo,cartas que viram,quantas pilhas montam e etc.

    ResponderEliminar
  4. já existe aqui: http://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite_sec.asp?eidm=10&esem=4

    ResponderEliminar

Seguidores