terça-feira, 23 de junho de 2009
o Tá Quinas Rcomenda... A 1º mostra de Boardgames de Coimbra
Já tem data marcada.
Pois é Quinados, é já no próximo dia 5 de Julho pelas 14:30 nos Jardins da AAC. O bar InTocha cede-nos o espaço e as mesas, e nós cedemos os jogos e a animação.
Para já os jogos escolhidos são:
- Gang of 4
- Jungle Speed
- Saboteur
- Smallworld
- Ticket to Ride
Vamos ter também uma mesa de Rpg a jogar, que embora já esteja preenchida vai ter o propósito de divulgação. Vai ser D&D 4E, e é uma sessão de 1º nivel, composta por jogadores que experimentaram o jogo no D&D World Game Day de Maio.
Caso queiram ver mais algum jogo deixem comentário, ou enviem mail. Nós ainda vamos ver que outros jogos vamos levar. Pedia também que enviassem mail ou deixassem comentário se estiverem a pensar em aparecer. Não é de carácter definitivo, é só para efeitos estatísticos (leia-se, só para termos uma ideia de quantas mesas vamos precisar).
Mouse Guard - Review
Finalmente terminei de ler o último RPG que adquiri (é, mais um...) e venho falar dele um pouco!
Trata-se de Mouse Guard, baseado na série de banda desenhada homónima de David Petersen! Antes de entrar no conceito e sistema de jogo tenho que louvar o objecto que é o livro em si: hardcover e papel de óptima qualidade, onde podemos ver as belas ilustrações de Petersen em quase todos os pares de páginas. Tem um formato quadrangular que encaixa com o formato das bandas desenhadas... em suma, muito bonito, por si, vale o preço do jogo!
O CONCEITO
Neste RPG, os jogadores interpretam pequenos ratos membros de uma ordem de cavaleiros que policiam Os Territórios, uma grande região onde existem várias cidades medievais isoladas umas das outras onde tentam fazer vida outros ratos.
Note-se que os restantes animais não são mais inteligentes do que é normal. No entanto, além dos ratos, também as doninhas são sapientes e desenvolveram cidades. Mas estas são um reflexo negro dos ratos, extremamente violentas e gananciosas, tendo já invadido Os Territórios anteriormente para escravizar os ratos. Guerra eclodiu entre as raças e por agora não se encontram na região.
Os deveres da Mouse Guard consistem em patrulhar e desbravar os caminhos entre cidades, escoltar viajantes, caçar predadores e resgatar ratos em apuros, entre outros...
Resumindo, podemos ser ratos com espadas! Quão mais fixe poderia ser?
O SISTEMA
PERSONAGENS- Antes de mais nada preciso dizer que as estatísticas mais importantes de cada personagem não têm números! São o Belief, Goal e Instinct! O Belief (crença) é um slogan que define aquilo de mais importante para o personagem; a Goal (meta) varia todas as sessões e é um objectivo pessoal para aquela sessão; por fim o Instinct é uma reacção habitual do personagem, como sempre se colocar entre o perigo e os companheiros. Se os jogadores conseguirem ligar estas características com a estória, ganham fate points para utilizarem na sessão seguinte. Fate points permitem adicionar dados extra a checks.
TURNOS- Uma sessão de Mouse Guard segue uma estrutura pouco habitual. Primeiramente temos o turno do GM: nesta fase o Mestre apresenta a missão à patrulha e quais os objectivos a cumprir. Em seguida, e ainda dentro do turno do GM, a patrulha vai tentar ultrapassar os desafios impostos pelo Mestre para alcançar a sua missão. Nesta fase, os jogadores precisam seguir a narrativa imposta pelo mestre: nada de fazer compras, descansar ou evitar os obstáculos encontrados, têm de os ultrapassar: a estória é moldada pela narrativa do mestre!
Terminado o turno do mestre, entramos no turno dos jogadores. Aqui são os ratos protagonistas que moldam a estória! Cada jogador tem direito a uma jogada sua, uma adição que o jogador vai fazer à estória: por exemplo, se um jogador fez algum inimigo durante a viagem no turno do GM, pode usar a sua jogada para o confrontar no turno dos jogadores; ou se se feriu pode usar a sua jogada para se curar, etc... No turno dos jogadores, o mestre tem apenas um papel mediador e reage ao que os jogadores querem fazer para avançar a estória!
Uma sessão de três, quatro horas é o suficiente para um turno de Mestre e um de jogadores, mas é possível haver vários turnos na mesma sessão ou deixar turnos em to be continued para a sessão seguinte.
GANHAR JOGADAS- Para os jogadores poderem ter jogadas extra no seu turno (de base, cada jogador só tem direito a fazer um avanço na estória), eles podem, no turno do Mestre, usar o conceito dos seus personagens contra si mesmo: se um personagem tiver a característica de se irritar facilmente, o jogador pode tecer isso na estória para se dar uma penalidade num lançamento ou desempatar um tie a favor do oponente. Sempre que fizer isso durante o turno do Mestre, ganha uma jogada extra no turno dos jogadores.
FALHAR CHECKS- O bonito do sistema é que quando um jogador falha um check no turno do Mestre, a acção não é falhada. O GM nessa situação tem duas opções: ou deixa o rato suceder mas com uma condição (como ferido, cansado, irritado, etc...) ou introduz um twist à sua escolha na estória!
Exemplificando: A patrulha está subindo um tronco para alcançar o que quer que seja no cimo da árvore e um dos ratos falha o climb check, o GM aí escolhe: ou o rato alcança o topo junto com os companheiros mas ganha a condição cansado ou o Mestre resolve introduzir um twist e narra que o rato cai do tronco mas antes de atingir o chão é agarrado por uma coruja que passa voando e o leva para o ninho (consiguirá ele enfrentar a coruja até o resto da patrulha o socorrer?)... De qualquer forma a estória contínua!
CONFLITOS- Quando é necessário resolver um conflito, utiliza-se a seguinte fórmula, independentemente do tipo de conflito: combates, perseguições, discussões, etc... o que varia são os skills utilizados. No início de um conflito cada lado escolhe um objectivo, pode ser apanhar um rato para o comer no caso de uma raposa, ou, convencê-los a contar onde nos esconderam o equipamento contra ratos ladrões. Depois cada lado rola Disposition, isto é o equivalente aos hit points no desafio, e o objectivo é reduzir o total do lado oposto para zero! Existem quatro acções num desafio: attack, defense, manouver e faint. Ambos os lados escolhem em avanço e em segredo três turnos de acções (por exemplo, attack, manouver, attack). Conforme o que cada lado escolheu temos um resultado cada turno: pode ser retirar Disposição ao oponente, ganharmos Disposição ou anular a acção do oponente. Mas para o vencedor nem tudo são rosas! Se o lado perdedor tiver conseguido tirar Disposition do vencedor durante o desafio, pode exigir um compromisso. E quanto mais Disposition tiver tirado maior pode ser esse compromisso! Por isso não adianta vencer um desafio, quer-se sempre vencer com a menor perca possível de Disposition!
UFA!
A sério, não acredito que tenhas lido até aqui. Não tens nada melhor para fazer do que estar a ler sobre um jogo de ratos? ...pois, eu também não. De verdade, depois de ter terminado de ler o livro, não posso louvar o jogo o suficiente! Gostei mesmo muito! Em Julho espero que já tenhamos começado a jogar Mouse Guard e postaremos aqui os reports no 'Tá Quinas! O único ponto negativo que posso dar do jogo foi algo que me foi apontado pelo Tularis e pela Cheetara: apesar do Mouse Guard ser óptimo para introduzir novos jogadores a RPGs pela suas regras light e objectivos simples e grande enfâse na narração e conceitos de personagem, a temática de os personagens serem ratos pode afastar curiosos... Pessoalmente não entendo, são ratos com espadas!!! AWESOME!!! ...Será mesmo que afastam mais jogadores potenciais do que aventureiros a matar e pilhar goblins? Que acham?
P.S. é muiiiito provável que tenham achado confusas as minhas tentativas de explicação do sistema (principalmente o Darth Gostoso que é meio lento)! Se tiverem dúvidas perguntem à vontade, que tento explicar melhor!
domingo, 21 de junho de 2009
Motivational Poster 2- O regresso!
Trago-vos hoje o 2º Motivational Poster para agraciarem aquele espaço em branco da parede do vosso escritório! E desta vez com o apoio involuntário da mascote do Euro 2004!Para quê tantos pontos de exclamação? Não sei!! Para a semana há mais...
sábado, 20 de junho de 2009
Dia 20 de Junho - Free RPG Day!
Caríssimos quinados,
Não sei se sabem mas existe um dia em que se comemora o Free RPG Day. Pois é! As empresas do nosso hobby diminuem o ritmo de drenagem de nosso sangue geek uma dia por ano em prol da divulgação desse magnífico jogo. Esse ano muitas empresas vão participar, desde fabricantes dos nossos inseparáveis poliedros até grandes editoras de sistemas. A divulgação envolve distribuição dos mais diversos tipos de materiais, como por exemplo a Chessex (www.chessex.com) irá distribuir dados “comemorativos” para o evento, a Paizo (www.paizo.com) tem um novo bestiário para o Pathfinder, sua própria versão de Dungeons & Dragons 3.5 (que por sinal vai bem, obrigado), a White Wolf (www.white-wolf.com)disponibilizará um guia de iniciação para o seu novo jogo: Geist RPG. A lista é grande, e incluirá material também para a 4ª edição de D&D diretamente da Wizards of the Cost (www.wizards.com/dnd) e outras editoras menores.
Quem sabe para o ano que vem conseguimos que o Free RPG Day chegue fisicamente à Portugal, e não só digitalmente. O mais próximo de nós será com os “hermanos” aqui ao lado, em Barcelona. Para alem de EUA e Canadá o evento acontecerá este ano em Singapura, Espanha, Tailândia, Costa Rica, Alemanha, Austrália e
Reino Unido.
Para mais informações sobre o RPG Free Day, consultem www.rpgfreeday.com .
Pessoal, força! Temos que fazer alguma pressão e mostrar que merecemos também sermos agraciados com esses tipos de evento! De alguma maneira, precisamos convencer que vale a pena investir por aqui em nosso hobby. Entendeu, Devir?
;)
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Cosplay
O QUE É O COSPLAY?
Cosplay é o termo que um fã de anime usa para Costume Play; ou é o equivalente a um fã ocidental designar por mascarado.
O cosplay ocidental tem um significado um bocado diferente. Nos Estados Unidos e na Europa o cosplay é quase restrito ao uso de personagens japonesas, do anime, da manga ou video-jogos. O termo é utilizado pelos fãs de anime para distinguir de outro tipos de "máscaras", mais ou menos como esses fans utilizam "otaku" para se descreverem a sí próprios, enquanto no Japão é usada para todo o tipo de obcessão fanática.
QUEM SÃO OS COSPLAYERS?
Todos os fãs de qualquer tipo de coisa pode ser um cosplayer, basta apenas que goste ou mesmo viva, respire o hobbie que o "aprisiona". Neste caso, falamos dos cosplayers de anime e de manga...
No Japão o Cosplay é muito variado e abrange várias áreas desde o anime até aos uniformes militares. Basicamente, é um tempo em que os fãs vestem-se nas personagens de que gostam mais ou com que mais se identificam, divertindo-se durante o tempo que estão em cosplay.
Outro dos aspectos importantes do cosplayer é o facto de muitas dessas pessoas que fazem o cosplay, não o fazem só através do guarda-roupa, isto é apenas se mascaram como as suas personagens preferidas, mas "representam" a sua personagem na sua totalidade. Por outras palavras, o cosplayer actua como o personagem em todos os aspectos, no guarda-roupa, nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
O QUE FAZEM OS COSPLAYERS?
O Cosplaying no Ocidente é tão antigo como o gosto pelo anime. Nestas últimas décadas este gosto pelo anime tem aumentado e as pessoas já começam a fazer cosplay nas convenções de anime. Esta variante do gosto dos fãs de anime pelo "mascarar" está cada vez mais a ganhar adeptos, isto também devido ao inúmero de convenções de anime que se realizam pelo mundo inteiro.
Em 1990 na cidade de Dallas - Texas, realizou-se uma convenção a Project A-kon (que se pode dizer que foi o boom do movimento de cosplay ao nível mundial). Logo no ano a seguir na AnimeCon 1991, a pressão dos fãs foi tão grande que decidiram já fazer um concurso de cosplay, e claro que o Quadro de Honra Japonês de Cosplayers está lá para tornar este fenómeno ainda com mais força.
Hoje em dia nem se pensa fazer uma convenção sem concursos de cosplay ou mesmo as pessoas não vão a estas convenções sem irem de cosplay ^_^.
E O COSPLAY EM PORTUGAL?
As primeiras manifestações de Cosplay em Portugal remontam se não estou em erro ao ano de 1997. Foi no Salão Internacional de Banda Desenhada da Amadora que os cosplayers tugas começaram a aparecer. Desde esse ano até agora o cosplay tem aumentado quase de uma forma exponencial.
Actualmente a comunidade de fãs de anime e manga arranjam sempre um motivo para fazerem mais um evento dedicado ao cosplay, quer sejam eles específicos ao cosplay quer ecentos ligados ao anime/manga ou mesmo à cultura japonesa.
O Cosplay veio para ficar em Portugal e atrevo-me a dizer que cada vez há mais pessoas a fazê-lo e isto traduz-se em melhores fatos, melhores caracterizações, melhores acessórios.
Mas para saber tudo isto e muito mais sobre o cosplay podem ler a revista digital portuguesa dedicada ao cosplay em http://www.cosplayer.pt.vu/
-----------------------------------------------------
Ogata Tetsuo
terça-feira, 16 de junho de 2009
Eberron Player's Guide lançado hoje
Finalmente Eberron está de volta!!
Foi hoje editado o Eberron Player's Guide, o primeiro livro dos dois que nos trazem a conversão para 4th edition de este excelente Campaign Setting de pulp\noir action. Para o mês temos o lançamento do Eberron Campaign Guide.
Só falta agora metermos as mãos neste novo player's guide.
A expectativa é muita... vamos ver se o material está a altura...
O Tá Quinas Recomenda: Fear of Girls Episode 2
Desta vez para falar de um tema tão do agrado do staff do Tá Quinas... as female gamers!
Enjoy!
sábado, 13 de junho de 2009
Tá Quinas o C@r@1ho!! Origins - O Dado Quinado
Boas Quinados!!
Este fim de semana é motivo de celebração visto que o nosso blog está de parabéns. Fazemos um mês de existência!! Hurray!!
Até agora a experiência tem sido bastante positiva, já que agitámos um pouco a comunidade gamer e geek conimbricense, nacional e internacional (e talvez interplanetária quem sabe...). Neste mês organizámos o nosso primeiro D&D Game Day em Coimbra, que muita "tinta" fez correr por essa blogosfera fora. E também aplicámos um grande Tiger Genoside em certas pessoas que nos subestimaram na nossa capacidade e vontade de promover este hobbie apenas pelo gosto de jogar e de passar algum "quality time" com os amigos, desprovidos de qualquer interesse ulterior.
Como prenda de "mensenário" ofereço-vos em primeira mão a origem do nome Tá Quinas o C@r@1ho!!
No topo, neste esboço do Kissing Crimson podem ver ilustrada a situação que deu nome ao nosso blog. Isto surgiu numa sessão de D&D na qual eu como DM estava a ter um dia de maus "rolls". E a party a limpar os monstros sem dó nem piedade, quando finalmente me saiu um roll de jeito e logo um crit, o grupo gritou quase em uníssono: "Tá Quinas!!" (porque o dado estava um niquito quinado). A minha resposta não tardou: "Tá Quinas o C@r@1ho!!". Ok admito que não foi muito educado...mas era muita frustração e um gajo prepara encounters para os monstros não fazerem nada...lol, como dizem os tipos do Fear of Girls "Game Master PF is rude, but fare!!". lol
E pronto esta situação foi imortalizada neste esboço desenhado imediatamente a seguir à frase ter surgido e agora é tipo uma frase recorrente nas nossas sessões de jogo sempre que um dado aparece quinado... so now you know...
Feliz "mensenário" e que rolem muitos dados quinados nas vossas sessões!!
Motivational Poster
Digam lá se não ficava bem emoldurado num escritório? ;D
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Geek Movie Report- Marvel Update
E foi mais um Geek Movie Report, este fim-de-semana há mais ... agora despeço-me com a primeira imagem oficial de Mickey Rourke no papel de Whiplash em Iron Man 2! E não PF, desta vez não é a música dos Metallica :)
terça-feira, 9 de junho de 2009
A Calma Antes da Tempestade
Eu sei que a malta tem andado a fazer poucos posts, mas tudo tem uma justificação. Estamos a entrar em época de exames, eu voltei a trabalhar... Mas por muito boas que sejam, não deixam de ser desculpas. E como as desculpas não levam a lado nenhum , adianto-vos que o Staff do Tá Quinas tem falado, e estamos a planear iniciativas para dinamizar o blog. Provavelmente no inicio de julho já teremos algumas delas implementadas.
Posso já adiantar, que estamos a planear para o mês de julho um evento dedicado aos boardgames nos Jardins da AAC, para a divulgação do hobbie. É possivel que haja também uma mesa RPG, embora ainda não tenha ficado decidido se vai der de D&D, ou de outro RPG.
Para os Gamers mais aficionados aos jogos de computador, vamos tentar ter aqui um post sobre a E3 ainda este mês.
Mas isto é só a ponta do icebergue. Fiquem atentos qualquer novidade, é anunciada aqui.
Fiquem bem e joguem muito.
domingo, 7 de junho de 2009
O Tá Quinas Recomenda: Fear of Girls
Enjoy!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Pyramid of Shadows - Campaign Report part 2
Um acontecimento sem precedentes ocorreu desta vez, a party seguiu pela primeira vez sem líderes, mas com efeitos desastrosos...
Nesta sessão a party encontrou o master mind por detrás da zona da pirâmide que estava repleta de undeads, o necromancer Kravak the Damned. Para o enfrentar tivemos a party completa com excepção do Gor'kai e do Raziel, portanto sem líderes.
Noto nesta aventura um certo "abuso" dos cenários que tornam os encounters muito mais difíceis do que seriam suposto, neste em concreto havia umas mãos esqueléticas que agarravam os personagens e lhes davam dano necrótico.
A não presença de líderes também contribuiu para o pré-TPK que ocorreu. Tivemos de interromper a sessão com apenas o Emere consciente mas prone e o resto tudo dying, como se pode ver pelos counters ao pé das miniaturas...
Na sessão da semana seguinte, os dois líderes vieram para reanimar a party, gastando tudo o que era recurso, aparecendo "convenientemente" na hora H para o fazer. Foi um combate duro com 7 personagens contra um elite NPC, mas mesmo assim o cenário a dificultar muito o trabalho à party. No fim grande parte da party estava bloodied apesar de serem 7 personagens contra 1 NPC.
Da conversa inicial com o Kravak a party descobriu que esta facção do Karavakos é a única que tem conhecimento do que irá se passar com a sua alma depois de se libertar da pirâmide e portanto quer evitar a morte a todo o custo, apesar disso sabe que não tem salvação possível então entrou numa fase de entropia apática.
Mais importante existe um "usurpador" que lhe roubou a chave que cada fragmento da alma do Karavakos possui...
Agora a dúvida permanece... quem ou o "quê" é este usurpador e será que ele tem a chave que a party precisa... "por isso não percam o próximo episódio que nós também não!!"
Wake up Call
A malta aqui do Tá Quinas tem vindo a perguntar-se como inovar no blog para que as nossas audiências aumentem. Não é que ganhemos alguma coisa com isso mas achamos que a comunicação entre os gamers do nosso país é fundamental para que haja uma divulgação maior deste tipo de hobbies. Por essa razão criei uma conta de mail, e uma conta no twitter para o Tá Quinas. Elas servem unica, e exclusivamente para que os nosso leitores e seguidores possam saber o que andamos a fazer, e para poderem participar de forma activa no blog. Eu sei que muitos de vocês que nos leêm, não o fazem com grande regularidade, mas gostavamos que o Tá Quinas fosse um ponto de paragem obrigatória pelo menos para saberem se vai haver algum evento, ou se há algum artigo que vos interesse.
Outra razão para a criação do mail, é para que vocês leitores também possam publicar aqui artigos, ou sugerirem assuntos que achem relevantes. Quando acharem pertinente, mandem-nos os vossos artigos ou sugestões para o mail para nós os analisarmos.
Gostava de vos pedir um favor. Comentem. Eu compreendo que alguns de vocês não têm esse hábito, mas um simples "gostei do d&d day", para nós já é bom de ler, pois vemos que fizemos alguma coisa bem.
Os sinais de que a nossa iniciativa está a correr bem estão à vista. Em 3 semanas de existência organizamos um evento de rpg em Coimbra com 30 pessoas, divulgamo-lo até no brasil, e por último tivemos a publicação das fotos desse evento no site oficial da Wizards. No entanto, isso para nós é pouco. Nós queremos é que vocês leitores, "acordem", e se tornem mais participativos. Afinal de contas nós fazemos isto tanto para nós como para vocês, e sem comunicação não vamos a lado nenhum.
Fiquem bem, e joguem muito. (Kissing, achas que a malta da sic nos processa por usarmos a frase do Templo dos Jogos?)
terça-feira, 2 de junho de 2009
Fotos do Game Day do Bar da AAC em exibição no site oficial de D&D
Desta feita podem ver aqui algumas fotos que cedemos à equipa da Wizards of the Coast e que eles colocaram também no seu site oficial.
A "chick table" a ter finalmente a exposição internacional merecida. E podem também ver a mesa mestrada pelo Tularis e Kissing Crimson.
Em Setembro vamos voltar a fazer furor certamente...