terça-feira, 12 de maio de 2009

O Monge e a Caixa de Pandora...

Podia ser o título de um livro infantil, mas não, é mesmo a mais recente inovação da Wizards.

Neste meu primeiro post venho-vos falar do playtest preview da classe Monk para a 4th Edition de Dungeons and Dragons, mais propriamente de um certo power de um certo paragon path. Bem, sem mais demoras:

Vengeful Ghost, Ghostwalker Attack 20
You strike your opponent with such force that you rattle its
very soul. You teleport away, leaving it vengeful.
Daily ✦ Implement, Psionic, Teleportation
Standard Action Melee touch
Target: One enemy granting combat advantage to you
Attack: Dexterity vs. Will
Hit: 2[W] + Dexterity modifier damage, and the target
is stunned (save ends).
Aftereffect: The target is dazed until it hits you with a
melee attack.

Miss: Half damage, and the target is dazed (save ends).
Effect: You teleport 5 squares.

Eu sei que tenho um pouco a reputação entre os meus colegas deste blog de ser um pouco como o Velho do Restelo, e de recear que um dia a Wizards iria abrir a caixa de Pandora e perder o controlo sobre o overpowering dos powers nesta edição, mas se este não é o momento de dizer "I told you so!" então quando será?
Eu sei que provavelmente dirão coisas como "Calma que isto é só um playtest..." e "Pois, o barbarian quando saiu também estava muito bruto e depois levou com o nerf stick..." Não discordo, mas uma coisa é criar powers que dão dano de mais, outra é criar powers que destroiem completamente certas características do jogo.
Eu tenho jogado como DM maioritariamente nesta edição e uma coisa posso garantir é que Solo Monsters contra uma party que tenha um Monk que esteja a usar este paragon path acho que é coisa que não iria usar.
Ahh preparem-se para o desaparecimento de vilões e arqui-inimigos e nemesis da party, porque com este power nem vale a pena estar a dispender horas para criar um NPC e um combate climático apenas para ver o Vilão a levar com este power e passar o resto do encontro a "correr" atrás do Monk...
Não percebo como é que game designers profissionais precisam de um playtest para ver estas coisas, basta ler o power com "dois dedos de testa".

Ao vosso cuidado R&D Team da Wizards...

12 comentários:

  1. oi!
    tscc, tscc... o mestre há duas ou três sessões consecutivas a varrer o chão com as fuças dos pcs e ainda vem se queixar para aqui de powers de nível 20 de um playtest de uma classe que vai sair ano que vem! bah! tem vergonha!
    mas que comentar o monk é uma óptima ideia, é!

    afinal há uma nova mecânica: full discipline!
    e ainda não a entendi bem... cada full discipline tem duas entradas, a atack technique e a movement technique, e o jogador usa as técnicas que quiser dentro da disciplina que está a utilizar (gastando as acções necessárias). mas o que eu ainda não entendi é em relação às disciplinas por encounter... só podes usar as suas técnicas durante um turno do encounter ou até activares uma disciplina diferente?

    de resto, parece-me que pelo menos esta build em playtest dá pouco dano para um striker, mesmo com os dailys...

    e o que acharam de ser PSIONIC?!?

    ResponderEliminar
  2. Ó PF, mas que raio de berlogue é este?

    ResponderEliminar
  3. @ RJ

    Lê o post inaugural chamado "Declaro Abertas as Hostilidades" que está tudo lá explicado. É um blog sobre gaming mas não só...

    ResponderEliminar
  4. @ Kissing_Crimson

    Os full discipline funcionam como powers normais mas tu só usas a parte do power que quiseres gastando as acções pedidas pela descrição do power. No caso de at-will powers usas as partes que quiseres e podes usar de novo o mesmo power noutro turno. Mas se for um encounter power só podes usar qualquer parte dessa full discipline apenas esse turno. Resultado quando usas uma encounter full discipline tens a opção de nesse turno usar tanto a parte de movimento como o ataque ou apenas uma delas, mas de seguida essa full discipline fica indisponível o resto do encounter. Quanto a ser Psionic class concordo visto que a Ki power source morreu, então era a escolha mais acertada...

    ResponderEliminar
  5. Eu achei que não fez tanto sentido assim TODOS os powers serem baseados em Dexterity, visto que é um personagem de source psychic. Poderia ser tipo como o Paladin, tendo powers baseados em 2 atributos, sendo um deles voltado para uma build que envolve mais a fé e outra com a espada.
    Se assim fosse, acho que seria interessante, pois poderiam ter monges mais como artistas marcias ou então mais parecidos com jedis (tipo, powers usando Dexterity ou Wisdom). Se bem que isso é só um playtest ainda, né... tudo pode acontecer na versão final

    ResponderEliminar
  6. Eu neste power tenho de concordar com o Fuher Fresh. É que acerta, deixa o monstro stunned (save ends) e dazed, o que quer dizer, que mesmo que o monstro salve o stunned no 1º round após o ataque, o monk ainda tem um turno para se distanciar, e deixa o monstro a levar pancada do resto da party. Ainda não vi os restantes powers de monk, mas se forem todos como este (que sinceramente não acredito) parece que a tradição psiónica de 3.5 se vai manter em 4ª.

    ResponderEliminar
  7. Isso pra mim é "mto barulho por nada". Tularis, se eu fosse vc, dava uma olhada nos powers dos monstros de nível 20...

    ResponderEliminar
  8. sem falar, que qual é o monk covarde que vai ficar sentado a 20 pés de distância enquanto o resto da party arrisca o coiro a mandar abaixo o solo monster? que divertido seria para esse player...

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que me lembro de um player que era gajo para fazer isso lol...e era gajo para se divertir... (falando com um guarda chuva pendurado na gola do casaco) mas isto sou eu a pensar como DM porque há para aí gajos que até gostam de jogar como Monks que querem ser tipo o MC Hammer (You can't touch...me) mas isso é lá com eles...

    ResponderEliminar
  10. Isto para não falar q um rogue ou ranger, especializados em ranged atacks, fazem multiclass com este paragon path, e é a festa da uva. Acertam o ataque porque têm a Dex maximizada, e depois estão lá a 10 ou 20 quadrados de distância a fazer do monstro uma almofada de alfinetes.

    ResponderEliminar
  11. Chill, bitchaaz!!é apenas um playtest,o mais certo é ser alterado.THAT SAID, colocar isto em prática ia começar a minar 4a edição,um sistema que para já está equilibrado, algo que os seus detractores não podem negar.

    3.5 is dead!Long live 4th edition!

    ResponderEliminar

Seguidores