Olá, caros Quinados!
Venho hoje falar-vos da série de livros Lone Wolf e do site Project Aon!
Para melhor entenderem de que tipo de livros esta série trata, vou mencionar uma outra série de livros conhecida em Portugal por Aventuras Fantásticas (ou Fighting Fantasy no original) que muitos de vocês já ouviram falar ou até já leram! O que estas séries têm de diferente de outros livros de fantasy ou sci-fi é que o leitor controla as acções do personagem principal, um mini rpg se quiserem!
E como um livro consegue isto? A estória está dividida por parágrafos numerados que quando lidos na ordem numérica não fazem sentido narrativo. Começamos a estória no primeiro parágrafo, mas no final deste, conforme a opção que escolhermos, somos enviados para a entrada x, y ou z, e nestas entradas são nos dadas mais opções que por sua vez nos mandam para outros parágrafos e por aí em diante! Juntando a isto a estatísticas do herói, equipamento e loot de monstros e combates, temos um completo rpg lite! Quando há semanas em que os nossos grupos habituais de rpg não se conseguem reunir, estes livros são uma óptima forma para não nos ficarmos a coçar durante duas semanas com falta de jogo!
Lone Wolf
A série Lone Wolf é menos conhecida cá por terras lusas, mas aprofunda ainda mais este mergulho dentro da ideia de rpg, pois os livros desta série são sequenciados! O personagem principal é o mesmo e quando passamos de livro para livro podemos manter as nossas estatísticas, equipamento, ouro e disciplinas, além de, é claro, o personagem evoluir! As estórias estão bastante ligadas, de forma que parece que cada livro que lemos é um episódio de uma série de tv, por vezes com cliffhangers e tudo!
E de que fala esta série?
Nesta série começamos como aprendizes da ordem monástica Kai, uma ordem de guardiões do reino Sommerlund, capazes de feitos sobrenaturais chamadas disciplinas, das quais temos como exemplo telequinese, ataques mentais, percepção extra-sensorial, rápida regeneração, entre outras (não assim tão diferentes dos cavaleiros jedi)! E a estória começa com a invasão do reino e destruição do mosteiro dos Kai, ataque do qual somos o único sobrevivente! Começa então o primeiro episódio desta série onde precisamos viajar até à capital do reino para avisarmos o concelho real e mobilizarmos os exércitos para defesa do território! E é ao longo desta viagem que começamos a ser conhecido como o último Kai Lord e o Lobo Solitário!
O site Project Aon
A série Lone Wolf esteve out of print durante cerca de uma década e durante essa fase este site começou a colocar em formato digital as estórias e ilustrações dos livros para que ficassem disponíveis para as novas gerações on-line. Atenção, preocupados cidadãos, não se trata de pirataria, nem nós no ‘Tá Quinas suportamos tal vilania! O autor das séries Lone Wolf, Joe Dever, deu permissão à equipa do site Project Aon para lançar as suas obras no formato e-books.
O site é bastante profissional no seu trabalho, adicionando erratas e notas de editor onde são necessárias e também disponibilizam um simples software de ficha de personagem para marcarmos os nossos pontos de vida, perícia de combate, disciplinas Kai, equipamento e ouro e um simulador de dados para resolver os combates. E como as passagens dos livros têm hyperlinks não precisamos folhear o livro à procura do parágrafo certo, basta clicarmos na opção pretendida! O que também facilita naquelas alturas em que fazemos escolhas erradas e o nosso herói termina como comida para zombies, basta clicar retroceder e não chegar a entrar no túmulo abandonado!
Para me despedir, deixo a discussão:
Estes livros farão sentido actualmente, com a qualidade visual e complexidade que jogos de vídeo conseguem alcançar nos dias de hoje? Acham que são uma possibilidade para introduzir novos jogadores ao rpg de mesa? Ou estarão tão ultrapassados que só servem para apanhar pó nas prateleiras mais escondidas dos coleccionadores nerd?
Fiquem bem e joguem muito!