quinta-feira, 28 de maio de 2009

O ‘Tá Quinas recomenda... Lone Wolf

Olá, caros Quinados!

Venho hoje falar-vos da série de livros Lone Wolf e do site Project Aon!

Para melhor entenderem de que tipo de livros esta série trata, vou mencionar uma outra série de livros conhecida em Portugal por Aventuras Fantásticas (ou Fighting Fantasy no original) que muitos de vocês já ouviram falar ou até já leram! O que estas séries têm de diferente de outros livros de fantasy ou sci-fi é que o leitor controla as acções do personagem principal, um mini rpg se quiserem!

E como um livro consegue isto? A estória está dividida por parágrafos numerados que quando lidos na ordem numérica não fazem sentido narrativo. Começamos a estória no primeiro parágrafo, mas no final deste, conforme a opção que escolhermos, somos enviados para a entrada x, y ou z, e nestas entradas são nos dadas mais opções que por sua vez nos mandam para outros parágrafos e por aí em diante! Juntando a isto a estatísticas do herói, equipamento e loot de monstros e combates, temos um completo rpg lite! Quando há semanas em que os nossos grupos habituais de rpg não se conseguem reunir, estes livros são uma óptima forma para não nos ficarmos a coçar durante duas semanas com falta de jogo!

Lone Wolf

A série Lone Wolf é menos conhecida cá por terras lusas, mas aprofunda ainda mais este mergulho dentro da ideia de rpg, pois os livros desta série são sequenciados! O personagem principal é o mesmo e quando passamos de livro para livro podemos manter as nossas estatísticas, equipamento, ouro e disciplinas, além de, é claro, o personagem evoluir! As estórias estão bastante ligadas, de forma que parece que cada livro que lemos é um episódio de uma série de tv, por vezes com cliffhangers e tudo!

E de que fala esta série?

Nesta série começamos como aprendizes da ordem monástica Kai, uma ordem de guardiões do reino Sommerlund, capazes de feitos sobrenaturais chamadas disciplinas, das quais temos como exemplo telequinese, ataques mentais, percepção extra-sensorial, rápida regeneração, entre outras (não assim tão diferentes dos cavaleiros jedi)! E a estória começa com a invasão do reino e destruição do mosteiro dos Kai, ataque do qual somos o único sobrevivente! Começa então o primeiro episódio desta série onde precisamos viajar até à capital do reino para avisarmos o concelho real e mobilizarmos os exércitos para defesa do território! E é ao longo desta viagem que começamos a ser conhecido como o último Kai Lord e o Lobo Solitário!

O site Project Aon

A série Lone Wolf esteve out of print durante cerca de uma década e durante essa fase este site começou a colocar em formato digital as estórias e ilustrações dos livros para que ficassem disponíveis para as novas gerações on-line. Atenção, preocupados cidadãos, não se trata de pirataria, nem nós no ‘Tá Quinas suportamos tal vilania! O autor das séries Lone Wolf, Joe Dever, deu permissão à equipa do site Project Aon para lançar as suas obras no formato e-books.

O site é bastante profissional no seu trabalho, adicionando erratas e notas de editor onde são necessárias e também disponibilizam um simples software de ficha de personagem para marcarmos os nossos pontos de vida, perícia de combate, disciplinas Kai, equipamento e ouro e um simulador de dados para resolver os combates. E como as passagens dos livros têm hyperlinks não precisamos folhear o livro à procura do parágrafo certo, basta clicarmos na opção pretendida! O que também facilita naquelas alturas em que fazemos escolhas erradas e o nosso herói termina como comida para zombies, basta clicar retroceder e não chegar a entrar no túmulo abandonado!

Para me despedir, deixo a discussão:

Estes livros farão sentido actualmente, com a qualidade visual e complexidade que jogos de vídeo conseguem alcançar nos dias de hoje? Acham que são uma possibilidade para introduzir novos jogadores ao rpg de mesa? Ou estarão tão ultrapassados que só servem para apanhar pó nas prateleiras mais escondidas dos coleccionadores nerd?

Fiquem bem e joguem muito!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Tá Quinas recomenda...Os 40 piores desenhos de Rob Liefeld

Desta feita abordamos a obra de Rob Liefeld, um artista de comics conhecido pelo seu trabalho em livros como X-Force e Youngblood.
Este indivíduo, acusado diversas vezes de plágio e de natureza algo conflituosa para com outros criadores da nona arte como se pode ler aqui ,caracteriza-se por uma total ignorância da anatomia humana, pela aversão a desenhar backgrounds e... pés.

Um site conhecido como Progressive Boink ,que fez sensação entre alguns dos membros do Tá Quinas, lembrou-se de seleccionar e comentar os 40 piores desenhos do autor com resultados hilariantes. De salientar que a página de wikipedia de Liefeld refere que é autodidacta o que quer dizer que...

ESTE GAJO... ensinou...

















...ESTE GAJO a desenhar.

















Isto explica muita coisa...como por exemplo ISTO!


Belos apêndices mamários, Capitão América...belos apêndices mamários. Nem vou falar na proporção do braço...
Ah! E por falar em banda desenhada relembro que amanhã(quinta-feira) há a Game Night na livraria Dr. Kartoon a partir das 21h. Apareçam!

terça-feira, 26 de maio de 2009

D&D Worldwide Game Day - O PF disse que havia + fotos


Disse e é verdade. Elas aqui estão, directamente saídas do bar da AAC aqui para o Tá Quinas Começamos com uma foto artística das miniaturas da party.

Como podem ver...
Ah o que é que isso interessa, vamos ver os gamers.






E agora, temos algo completamente diferente. provavelmente já ouviram falar nisto, mas descartaram como sendo apenas uma lenda, ou uma história para adormecer pequenos gamers. Mas o pessoal do Tá Quinas, dá-vos tudo em primeira mão. Senhoras e Senhores, Gamers, Geeks e Freaks, mais dificil de vislumbrar que o Big Foot montado no Monstro do Loch Ness, a serem raptados por aliens num OVNI de Dolnark... The Chick Table
E com esta pérola me despeço. Acho que o anterior post do PF sumariou o que foi o nosso Game Day.

Já agora e como nota de rodapé, o evento organizado aqui pela malta acabou por ser o único na cidade de Coimbra.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Worldwide D&D Game Day Report - Bar da AAC


E cá estamos nós no rescaldo do Worldwide Dungeons and Dragons Game Day organizado aqui pelo staff do Tá Quinas.

Pode se dizer que o evento foi um sucesso. Claro que surgiram alguns percalços como ter de mudar o evento dos jardins da AAC para o bar interior devido às condições meteorológicas e de algum pessoal ter cancelado à última da hora. Também houve bastantes atrasos na chegada do pessoal ao local, mas isso já se seria de esperar como bons tugas que somos.

Fora estes pormenores tudo correu dentro da normalidade com o pessoal bastante animado e com o local, na minha opinião, a ser mais agradável que o local inicialmente proposto. Acabámos por ter 5 mesas de jogo, ou seja 30 ner... ahh gamers reunidos.

Acho que ground breaking no nosso evento foi mesmo a presença feminina em força. O que prova que este hobbie não é só para homens. Acreditem ou não, na mesa onde eu mestrei, todos os jogadores, à excepção do DM, eram raparigas e ainda sobraram mais raparigas para jogar noutras mesas! Realmente foi uma ideia engraçada fazer a all girl party.

Quanto à aventura jogada, pode-se dizer que na minha mesa as coisas correram bem para a party. As nossas "Vingadoras" acabaram a aventura cerca das 22h depois de 7h de jogo.

A nível pessoal posso dizer que os pontos altos em cada encounter foram:

- No primeiro, a goliath barbarian a carregar contra a Sarna e quase a matar com um critical hit acompanhado com o grito Booyahh!!. Por sorte a harpy já lá andava e fez a retirada estratégica.

- No segundo ver a Barbarian e a Paladin a usarem a habilidade especial das suas armas "Dynamic" para as transformarem em Greatclubs de madeira e assim evitarem a tão receada habilidade do Rust Monster.
Também foi engraçado ver o ar de pânico da dwarf paladin "Então mas esse bicho pode dar cabo da minha armadura...e à vossa não faz nada não é?" Priceless...

-No skill challenge gostei de ver as coisas que a party das "Vingadoras" usou para resolver os problemas que se depararam, como atirar uma corda para as companheiras que caíram à agua nos rápidos, e quando chegaram à parte dos guardiões fantasmas de terem feito um diplomacy depois de terem falhado o thievery para forjar a letter of passage, para afirmar que o documento foi feito à pressa pelas entidades competentes, porque elas iam numa missão urgente para o reinado de Nerath e como tal parecia falso... grande tanga mas bom roleplay...

- No encounter final vi a Sarna a levar na tromba como gente grande e a party a ficar um pouco ferida mais para o fim do combate (tive sorte a recarregar o único poder de jeito da Sarna que era a Breath Weapon nos últimos rounds do encounter, só a recarregava turno sim, turno sim). Boa táctica da Eladrin Wizard de usar a Stinking Cloud para manter a Sarna a levar sempre 1d10+7 sempre que começava o turno dela.

Como se pode ver aqui pela foto com o sr. Tularis a mestrar na sua mesa, o ambiente esteve muito bom e com certeza o staff do Tá Quinas vai querer repetir a experiência em Setembro próximo com a chegada do último Game Day do ano que celebrará o lançamento do Dungeon Master Guide 2. Todos os jogadores tiveram direito a levar a miniatura da sua personagem para casa e os DMs tiveram direito a levar a aventura e o mapa e as miniaturas dos monstros como recordação, tudo material disponibilizado gratuitamente pela Devir.

Um agradecimento mais uma vez ao pessoal do Núcleo de Estudantes do Departamento de Física e à livraria Dr. Kartoon por se terem aliado a nós para que tudo corresse bem neste Game Day.

Agora só falta ler aí os vossos comentários e ver também algumas fotos que eu sei que andam para aí. (Só tirei estas com o meu telemóvel, mas sei que andavam por aí mais fotos)

Até Setembro para o próximo Worldwide D&D Game Day!!

O Tá Quinas Recomenda... Head Injury Theatre

Nas minhas deambulações pela net encontrei um blog bastante divertido cujo tema central é um pouco como o do Tá Quinas... gaming e "geekismo" em geral.

Como é do conhecimento dos aficionados de D&D, acabou de sair uma colecção nova de miniaturas chamada Dangerous Delves. Se visitarem a galeria online de miniaturas podem no final da página ver um link bastante estranho no canto direito. Se seguirem esse link vão dar à página em questão, onde o autor inspirado pelas miniaturas criou alguns desenhos sobre as mesmas.

Podem visitar o site Head Injury Theatre aqui.

Recomendo que visitem o site todo, especialmente o link no fim da página para o artigo chamado Dungeons and Dragons Celebrating 30 Years of Stupid Monsters, parte 1 e parte 2. É de chorar a rir...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

D&d Day - Update


Bem, está a aproximar-se o fatídico dia 23, e está na altura de vermos como param as modas.
Para um primeiro evento parece estar tudo a correr bem. A divulgação foi boa, a adesão para já também, pois temos 5 mesas e 1/2, mas nem tudo são rosas.
Ainda nos falta receber algumas confirmações de algumas pessoas, mas estamos com um pequeno problema, que é a falta de DM's. No entanto não se preocupem, porque para colmatar esta falha, e para o caso de aparecer alguém que queira jogar e já não haver mesa, vamos ter também alguns boardgames para a malta experimentar.
Qeremos reunir o pessoal nos jardins da AAC por volta das 13:30, para podermos explicar D&D a quem vai jogar pela primeira vez, assim como explicar as personagens, para que depois a aventura corra de uma forma mais fluida.

Deixo aqui também o link para que os mais interessados possam ir ver as personagens com que vão jogar

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Geek Movie Report -Mandrake


O segundo artigo do Geek Movie Report sai pouco depois do primeiro, pois esta era uma notícia que não podia deixar passar.

Acabadinho de sair do site Omelete surge a notícia de um filme que reúne duas personagens da saudosa ( pelo menos para a malta do Tá Quinas ) série de animação Defenders of the Earth. Mandrake, o nome do mago que dá título ao filme será interpetado por Hayden «Anakin Skywalker» Christensen e Djimon Hounsou (A Ilha, Diamante de Sangue) encarnará Lothar, o token character da dita série!O filme será realizado por Mimi Leder ( Impacto Profundo) segundo o site brasileiro.
Não duvido das capacidades interpretativas de Djimon Hounsou, já não digo o mesmo de Hayden Christensen ( se houverem dúvidas, vejam Jumper).
...
Para além disso, o gajo nem se parece nada com o Mandrake...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Geek Movie Report- Thor


Já foram anunciados os actores principais de Thor, o novo filme de Kenneth Branagh baseado no comic da Marvel.Chris Hemsworth (Star Trek) será o deus do trovão enquanto que Tom Hiddleston será o seu nemesis Loki. Estão assim descartados os rumores que davam como certos Alexander Skasgard como Thor e Josh Hartnett como Loki. Hiddleton ja havia contracenado inclusive com Branagh em Wallander, como se pode ver em baixo.

Aparentemente o contrato para Hemsworth inclui o Avengers, onde contracenará com Robert Downey Jr. e Samuel L. Jackson. Resta saber se os actores e o muito elogiado guião de Mark Protosevich fazem justiça ao herói.
Pessoalmente não desgosto das escolhas feitas até agora e o build-up para o Avengers é cada vez maior sempre que se confirma mais um actor.

Pior que X-men Origins: Wolverine não pode ser, certo? Por falar nisso, comentem em baixo o que acharam do filme que deixou o nosso amigo Kissing Crimson literalmente doente.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Game Night Report

















Como Já tinha mencionado anteriormente, na passada quinta feira foi a Boardgame Night no Dr. Kartoon. Estiveram presentes, cerca de 20 pessoas e jogaram-se os seguintes boardgames:


- Alhambra
- Cleopatra
- Kronos
- Jungle Speed
- Smallworld










Jogamos ( EU vs FUHRER ) também A Game of Thrones, um LCG (Living Card Game) baseado na obra de George R. R. Martin. Como se pode ver na imagem estava em clara vantagem sobre o nosso amigo PF.

Acho que as imagens falam melhor do que eu poderei.

Apareçam por lá quando puderem, todas as quintas a partir das 21:00.

Campaign Report - Pyramid of Shadows


Vou dar aqui início a uma série de posts sobre a campanha que estamos a jogar actualmente na qual aqui o "yours truly" anda a desempenhar funções de DM. Os meus companheiros aqui do Tá Quinas "dão vida" a alguns dos PCs. Esta campanha já decorre há uns meses valentes, estando a party neste momento quase na recta final. A aventura que estamos a usar é a Pyramid of Shadows na qual os PCs começam em nível 7, portanto estamos a falar de "late heroic tier".

Antes de começar a descrever o que se tem passado nas sessões até agora acho importante falar um pouco sobre o meu estilo de DMing e a escolha desta aventura. Existem DMs que primam mais pela criação de aventuras de raíz, como o nosso amigo Tularis aqui do blog, mas eu pessoalmente, para fazer uma campanha, utilizo uma técnica que consiste em pegar numa série de aventuras pré-publicadas que me inspiram, e criar uma história unificadora que relaciona as aventuras entre si e os personagens dos jogadores. Neste caso, visto que é a primeira vez que mestro uma campanha de 4a edição, decidi criar uma mini-campanha usando uma aventura publicada pela Wizards. A aventura em causa é a Pyramid of Shadows e escolhi-a por ser a primeira aventura oficial desta nova edição que não é apenas um dungeon crawl cliché. A aventura escrita "per se" realmente não passa muito mais do que um dungeon crawl mas o background era demasiado interessante para deixar passar ao lado as possibilidades para o roleplay que promovem.
Usando o background story de cada personagem criei todo o enredo das situações que se passam dentro do "dungeon". Já agora "my hat's off" para o Kissing_Crimson pela sua backstory que muito contribuiu para a construção do enredo.

Neste momento a party consiste de:

Chaedi - Drow Warlock
Daenerys - Deva Invoker
Emere - Genasi Swordmage
Gor'kai - Shadar'kai Warlord
Nathanisel - Eladrin Ranger
Raziel - Doppelganger Cleric
Turin - Shifter Fighter

Como podem ver Humanos é coisa que este pessoal não curte, se é para ser fantasy é para ser fantasy!! Brincadeira à parte acho que é a primeira vez que jogo numa campanha em que nenhum personagem é humano...

SPOILER ALERT
Na última sessão o pessoal iniciou a exploração do 3º nível da Pirâmide. Após um momento inicial em que foi avistado o Nemesis da party, o tiefling Karavakos, e de o mesmo ter sido ignorado como apenas uma ilusão, a party decidiu seguir um corredor no qual foi avistado um Charnel Rat. Depois de o seguirem até umas tumbas antigas, a party foi surpreendida por uma série de undeads. Uma Wraith e vários Wights acompanhados de uma série de minions, ratos, que se ergueram de uns sarcófagos. Depois de uma batalha animada que correu bem para a party, foi descoberta a Daenerys inconsciente dentro de um dos sarcófagos, que tinha sido colocada lá pela misteriosa força arcana presente na sala que teleportava quem caía inconsciente, como consequência de ter sido atacada pelos undeads que andavam pela sala. Depois de uma conversa com a Deva a party decidiu deixá-la juntar a party visto que tinha sido enviada pelo deus Ioun para restabelecer o equilíbrio arcano no multiverso que tinha sido perturbado pela presença da Pirâmide.


Neste momento tivemos a pausa para mais um level up, desta vez para o nível 10. Pois é, o pessoal está mesmo no fim do heroic tier.
Depois dos devidos ajustes às personagens continuámos a sessão, mas não sem uma certas mudanças na composição da party devido a alguns jogadores não poderem continuar a jogar a sessão. Prosseguimos apenas com a Daenerys, a mais recente adição à party, o Nathanisel, o Raziel e o Turin. Um personagem de cada "role" por isso sem problemas nenhuns para o desempenho da party.

A party prosseguiu para uma sala onde se encontravam vários pilares e quatro estátuas de undeads, que brilhavam na escuridão, nos cantos. A party descobriu que os pilares impediam a propagação de fontes de luz através dos pilares e portanto foi surpreendida por uma série de vampiros que se escondiam num dos cantos onde a luz não chegava. Estes vampiros eram liderados por um Skull Lord, um undead esqueleto com 3 faces, cada qual com o seu poder diferente, que iam sendo destruídas à medida que o monstro perdia vida. Para completar o grupo de undeads estavam 2 esqueletos com 4 braços que seguravam cimitarras. Os pontos altos desta batalha para mim foram:

- Ver a invoker em acção pela primeira vez
- A party a lidar com a questão da luz se extinguir em certas partes do cenário e em outra não
- O meu d20 que não parava de rolar criticals em todo o encontro.

Usando aqui a frase do Tularis, "lesser men have fallen", mas foi o que acabou por acontecer à sua personagem Turin quando foi flanqueada pelos dois esqueletos e de ter levado com 8 ataques seguidos nos quais 3 foram crits, felizmente para a party, foi apenas "fallen" inconsciente e não morto. Depois de um Cure do Raziel levantou-se e já estava como novo... a lutar... pronto se calhar estava bloodied... mas no fim a party acabou por levar a melhor.

Mais um "abre olhos" para game designing em 4a edição. 4 ataques de um soldier num turno sem action point é muito abusado...

E pronto é tudo... tune in para a semana para mais um campaign report.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Tá Quinas tem divulgação Ultramarina


Cá estamos, mais uma vez a falar de D&D. Embora o blogue não seja só dedicado a isto, com a aproximação do World Game Day, é quase impossível falar noutra coisa.
Mas ao que interessa, No post de hoje do Blogue Rolando20 ( www.rolando20.com.br/livro-do-jogador-dnd-4e/ ) que se foca sobre os Game Day's no Brasil, Eles deram uma ajudinha ao Tá Quinas e divulgaram também os eventos de Coimbra.

Para quem não conhece o blogue, visitem, porque eles costumam ter bons artigos.
Isto, meus amigos, é cooperação Gamer Luso-Brasileira.

Num tema diferente, hoje há Boardgame Night no Dr Kartoon, a partir das nove da noite. Amanhã comento como foi, mas quem puder aparecer hoje, não se faça rogado.

(E agora um Blast From the Past na hora da despedida)
Fiquem bem, e joguem muito. (despedida do programa televisivo "Templo dos Jogos")

quarta-feira, 13 de maio de 2009

D&D Game Day - Coimbra tem 2 Eventos



Pois é, Coimbra tem dois eventos calendarizados no site da Wizards.
Graças ao nosso amigo PF, vamos organizar um D&D Game Day nos Jardins da AAC, com o apoio do NEDF (Núcleo de Estudantes do Departamento de Física). Para quem não conhece o evento, vai realizar-se uma aventura para grupos de 5 jogadores, com personagens já construídas, e com todo o material (miniaturas, dados, folhas de personagem e aventuras) facultado gratuitamente pela Wizards. Sendo este o caso, o material enviado pela wizards será entregue aos participantes, ou no caso de não ser suficiente para todas as mesas, será sorteado entre os mesmos Quero com isto dizer que têm a possibilidade de levar para casa dados e miniaturas de borla, sem terem que pagar para participar no evento.

Como já mencionei, Coimbra tem dois eventos. Informem-se das condições para participarem em cada um deles e participem.


terça-feira, 12 de maio de 2009

O Monge e a Caixa de Pandora...

Podia ser o título de um livro infantil, mas não, é mesmo a mais recente inovação da Wizards.

Neste meu primeiro post venho-vos falar do playtest preview da classe Monk para a 4th Edition de Dungeons and Dragons, mais propriamente de um certo power de um certo paragon path. Bem, sem mais demoras:

Vengeful Ghost, Ghostwalker Attack 20
You strike your opponent with such force that you rattle its
very soul. You teleport away, leaving it vengeful.
Daily ✦ Implement, Psionic, Teleportation
Standard Action Melee touch
Target: One enemy granting combat advantage to you
Attack: Dexterity vs. Will
Hit: 2[W] + Dexterity modifier damage, and the target
is stunned (save ends).
Aftereffect: The target is dazed until it hits you with a
melee attack.

Miss: Half damage, and the target is dazed (save ends).
Effect: You teleport 5 squares.

Eu sei que tenho um pouco a reputação entre os meus colegas deste blog de ser um pouco como o Velho do Restelo, e de recear que um dia a Wizards iria abrir a caixa de Pandora e perder o controlo sobre o overpowering dos powers nesta edição, mas se este não é o momento de dizer "I told you so!" então quando será?
Eu sei que provavelmente dirão coisas como "Calma que isto é só um playtest..." e "Pois, o barbarian quando saiu também estava muito bruto e depois levou com o nerf stick..." Não discordo, mas uma coisa é criar powers que dão dano de mais, outra é criar powers que destroiem completamente certas características do jogo.
Eu tenho jogado como DM maioritariamente nesta edição e uma coisa posso garantir é que Solo Monsters contra uma party que tenha um Monk que esteja a usar este paragon path acho que é coisa que não iria usar.
Ahh preparem-se para o desaparecimento de vilões e arqui-inimigos e nemesis da party, porque com este power nem vale a pena estar a dispender horas para criar um NPC e um combate climático apenas para ver o Vilão a levar com este power e passar o resto do encontro a "correr" atrás do Monk...
Não percebo como é que game designers profissionais precisam de um playtest para ver estas coisas, basta ler o power com "dois dedos de testa".

Ao vosso cuidado R&D Team da Wizards...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Declaro Abertas as Hostilidades


E assim começa o blogue que vai com certeza acabar com a nossa já medíocre vida social.
Talvez esteja a exagerar, mas isto vai tomar-nos ainda algum tempo, por isso espero que seja recompensado com muitas visitas de pessoal que goste de Rpg's, Boardgames, e "geekness" em geral.
O nosso propósito e dar a conhecer ao maior número de pessoas possível estes hobbies, da maneira que achamos mais pertinente, ou seja, partilhando as nossas experiências de jogo.
É claro que nem só disso vai tratar o blogue, vamos tentar também fazer criticas a sistemas de rpg e a boardgames, assim como dar a conhecer eventos relacionados com o género.
Por agora é o que temos... e temos muita coisa para contar, mas tentem compreender que ainda estamos num estágio larvar do blogue, e por isso não é possível ter aqui mais informação.

Despeço-me com um BOOYAH e a esperança de ter mais qualquer coisa no próximo post.

Seguidores