segunda-feira, 18 de maio de 2009
Campaign Report - Pyramid of Shadows
Vou dar aqui início a uma série de posts sobre a campanha que estamos a jogar actualmente na qual aqui o "yours truly" anda a desempenhar funções de DM. Os meus companheiros aqui do Tá Quinas "dão vida" a alguns dos PCs. Esta campanha já decorre há uns meses valentes, estando a party neste momento quase na recta final. A aventura que estamos a usar é a Pyramid of Shadows na qual os PCs começam em nível 7, portanto estamos a falar de "late heroic tier".
Antes de começar a descrever o que se tem passado nas sessões até agora acho importante falar um pouco sobre o meu estilo de DMing e a escolha desta aventura. Existem DMs que primam mais pela criação de aventuras de raíz, como o nosso amigo Tularis aqui do blog, mas eu pessoalmente, para fazer uma campanha, utilizo uma técnica que consiste em pegar numa série de aventuras pré-publicadas que me inspiram, e criar uma história unificadora que relaciona as aventuras entre si e os personagens dos jogadores. Neste caso, visto que é a primeira vez que mestro uma campanha de 4a edição, decidi criar uma mini-campanha usando uma aventura publicada pela Wizards. A aventura em causa é a Pyramid of Shadows e escolhi-a por ser a primeira aventura oficial desta nova edição que não é apenas um dungeon crawl cliché. A aventura escrita "per se" realmente não passa muito mais do que um dungeon crawl mas o background era demasiado interessante para deixar passar ao lado as possibilidades para o roleplay que promovem.
Usando o background story de cada personagem criei todo o enredo das situações que se passam dentro do "dungeon". Já agora "my hat's off" para o Kissing_Crimson pela sua backstory que muito contribuiu para a construção do enredo.
Neste momento a party consiste de:
Chaedi - Drow Warlock
Daenerys - Deva Invoker
Emere - Genasi Swordmage
Gor'kai - Shadar'kai Warlord
Nathanisel - Eladrin Ranger
Raziel - Doppelganger Cleric
Turin - Shifter Fighter
Como podem ver Humanos é coisa que este pessoal não curte, se é para ser fantasy é para ser fantasy!! Brincadeira à parte acho que é a primeira vez que jogo numa campanha em que nenhum personagem é humano...
SPOILER ALERT
Na última sessão o pessoal iniciou a exploração do 3º nível da Pirâmide. Após um momento inicial em que foi avistado o Nemesis da party, o tiefling Karavakos, e de o mesmo ter sido ignorado como apenas uma ilusão, a party decidiu seguir um corredor no qual foi avistado um Charnel Rat. Depois de o seguirem até umas tumbas antigas, a party foi surpreendida por uma série de undeads. Uma Wraith e vários Wights acompanhados de uma série de minions, ratos, que se ergueram de uns sarcófagos. Depois de uma batalha animada que correu bem para a party, foi descoberta a Daenerys inconsciente dentro de um dos sarcófagos, que tinha sido colocada lá pela misteriosa força arcana presente na sala que teleportava quem caía inconsciente, como consequência de ter sido atacada pelos undeads que andavam pela sala. Depois de uma conversa com a Deva a party decidiu deixá-la juntar a party visto que tinha sido enviada pelo deus Ioun para restabelecer o equilíbrio arcano no multiverso que tinha sido perturbado pela presença da Pirâmide.
Neste momento tivemos a pausa para mais um level up, desta vez para o nível 10. Pois é, o pessoal está mesmo no fim do heroic tier.
Depois dos devidos ajustes às personagens continuámos a sessão, mas não sem uma certas mudanças na composição da party devido a alguns jogadores não poderem continuar a jogar a sessão. Prosseguimos apenas com a Daenerys, a mais recente adição à party, o Nathanisel, o Raziel e o Turin. Um personagem de cada "role" por isso sem problemas nenhuns para o desempenho da party.
A party prosseguiu para uma sala onde se encontravam vários pilares e quatro estátuas de undeads, que brilhavam na escuridão, nos cantos. A party descobriu que os pilares impediam a propagação de fontes de luz através dos pilares e portanto foi surpreendida por uma série de vampiros que se escondiam num dos cantos onde a luz não chegava. Estes vampiros eram liderados por um Skull Lord, um undead esqueleto com 3 faces, cada qual com o seu poder diferente, que iam sendo destruídas à medida que o monstro perdia vida. Para completar o grupo de undeads estavam 2 esqueletos com 4 braços que seguravam cimitarras. Os pontos altos desta batalha para mim foram:
- Ver a invoker em acção pela primeira vez
- A party a lidar com a questão da luz se extinguir em certas partes do cenário e em outra não
- O meu d20 que não parava de rolar criticals em todo o encontro.
Usando aqui a frase do Tularis, "lesser men have fallen", mas foi o que acabou por acontecer à sua personagem Turin quando foi flanqueada pelos dois esqueletos e de ter levado com 8 ataques seguidos nos quais 3 foram crits, felizmente para a party, foi apenas "fallen" inconsciente e não morto. Depois de um Cure do Raziel levantou-se e já estava como novo... a lutar... pronto se calhar estava bloodied... mas no fim a party acabou por levar a melhor.
Mais um "abre olhos" para game designing em 4a edição. 4 ataques de um soldier num turno sem action point é muito abusado...
E pronto é tudo... tune in para a semana para mais um campaign report.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olhe o Fuher q desculpe mas foram pelo menos 9 ataques, e eu disse "lesser men would have fallen" depois de me terem assentado 5 em cima (roughly 80 pontos de vida num turno). Depois, não contente, toma lá mais 4 para ver se aguentas, e ao 4º ataque não deu mais (still, conheço muito bom character que depois de levar 119 de dano em turno e meio, nãoera passivel de levar healing, já só lá ia com raise dead).
ResponderEliminarMas pronto, aqui se prova que o meu personagem não é xulado, uma vez que também cai como os outros.
Defenders of the Earth...Gor´kai!Desculpem, queria mesmo ser o primeiro a dizer isto no blog :) Sim, o Shôr DM rolou bem, rolou. Mas a party tb tem funcionado bem ultimamente. Que este seja o primeiro de mtos campaign reports!
ResponderEliminar:) Também há o "Gor'kai and the masters of the universe!" Realmente não sei o que se passou com aquele dado estava possesso, melhor que nesta sessão só naquela que o Ogre estava com -7 nos ataques e rolei em 3 ataques dois 20s. Na próxima sessão vem mais um campaign report. "Por isso não percam o próximo episódio, porque nós também não!"
ResponderEliminarsó uma nota de rodapé:
ResponderEliminarcontra os Wights eu acho que Emere e Nathanisel (pasmem!) fizeram um excelente trabalho. Vou tentar manter o swordmage mais perto do ranger, a dupla parece ser funcional.
não entendo toda essa surpresa sobre o nathanisel! toda a gente sabe que ele tem uma aura 5 de sucesso para os aliados!
ResponderEliminar"nathanisel, o primeiro a reunir todos os cinco roles de uma party num só personagem!"
foi só pena não termos visto a invoker usar memory of a thousand lifetimes! obviamente está a guardá-lo para o próximo encounter! sim, bela adormecida, é para ti!