quinta-feira, 18 de junho de 2009


Cosplay

O QUE É O COSPLAY?
Cosplay é o termo que um fã de anime usa para Costume Play; ou é o equivalente a um fã ocidental designar por mascarado.
O cosplay ocidental tem um significado um bocado diferente. Nos Estados Unidos e na Europa o cosplay é quase restrito ao uso de personagens japonesas, do anime, da manga ou video-jogos. O termo é utilizado pelos fãs de anime para distinguir de outro tipos de "máscaras", mais ou menos como esses fans utilizam "otaku" para se descreverem a sí próprios, enquanto no Japão é usada para todo o tipo de obcessão fanática.

QUEM SÃO OS COSPLAYERS?
Todos os fãs de qualquer tipo de coisa pode ser um cosplayer, basta apenas que goste ou mesmo viva, respire o hobbie que o "aprisiona". Neste caso, falamos dos cosplayers de anime e de manga...
No Japão o Cosplay é muito variado e abrange várias áreas desde o anime até aos uniformes militares. Basicamente, é um tempo em que os fãs vestem-se nas personagens de que gostam mais ou com que mais se identificam, divertindo-se durante o tempo que estão em cosplay.
Outro dos aspectos importantes do cosplayer é o facto de muitas dessas pessoas que fazem o cosplay, não o fazem só através do guarda-roupa, isto é apenas se mascaram como as suas personagens preferidas, mas "representam" a sua personagem na sua totalidade. Por outras palavras, o cosplayer actua como o personagem em todos os aspectos, no guarda-roupa, nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

O QUE FAZEM OS COSPLAYERS?
O Cosplaying no Ocidente é tão antigo como o gosto pelo anime. Nestas últimas décadas este gosto pelo anime tem aumentado e as pessoas já começam a fazer cosplay nas convenções de anime. Esta variante do gosto dos fãs de anime pelo "mascarar" está cada vez mais a ganhar adeptos, isto também devido ao inúmero de convenções de anime que se realizam pelo mundo inteiro.
Em 1990 na cidade de Dallas - Texas, realizou-se uma convenção a Project A-kon (que se pode dizer que foi o boom do movimento de cosplay ao nível mundial). Logo no ano a seguir na AnimeCon 1991, a pressão dos fãs foi tão grande que decidiram já fazer um concurso de cosplay, e claro que o Quadro de Honra Japonês de Cosplayers está lá para tornar este fenómeno ainda com mais força.
Hoje em dia nem se pensa fazer uma convenção sem concursos de cosplay ou mesmo as pessoas não vão a estas convenções sem irem de cosplay ^_^.

E O COSPLAY EM PORTUGAL?
As primeiras manifestações de Cosplay em Portugal remontam se não estou em erro ao ano de 1997. Foi no Salão Internacional de Banda Desenhada da Amadora que os cosplayers tugas começaram a aparecer. Desde esse ano até agora o cosplay tem aumentado quase de uma forma exponencial.
Actualmente a comunidade de fãs de anime e manga arranjam sempre um motivo para fazerem mais um evento dedicado ao cosplay, quer sejam eles específicos ao cosplay quer ecentos ligados ao anime/manga ou mesmo à cultura japonesa.
O Cosplay veio para ficar em Portugal e atrevo-me a dizer que cada vez há mais pessoas a fazê-lo e isto traduz-se em melhores fatos, melhores caracterizações, melhores acessórios.
Mas para saber tudo isto e muito mais sobre o cosplay podem ler a revista digital portuguesa dedicada ao cosplay em http://www.cosplayer.pt.vu/



-----------------------------------------------------
Ogata Tetsuo

8 comentários:

  1. muito brigado ao ogata pelo post!
    como ele escreveu, fazer cosplay é quase como fazer larping livre, dando a possibilidade de representar um personagem durante um evento!

    preciso participar num evento destes! quem me conhece sabe que o primeiro personagem que faria seria o Morfeu da série sandman!
    e quanto a vocês, que personagens gostariam de vestir?

    e porque sei que uma das últimas séries com muitos aqui do 'tá quinas vibraram foi o death note, deixo-vos com este excelente cosplay de um dos personagens do anime:
    http://www.lolwut.com/pics/deathnote-cosplay.jpg

    ResponderEliminar
  2. Bom post, Ogata! Muito informativo. Nem fazia ideia que a comunidade cosplayer em Portugal era tão grande e tão bem organizada. Kissing Crimson... esse cosplay do death note é qualquer coisa,lol.

    Qual o cosplay que faria? O hulk,claro. só tinha de me pintar de verde e sair à rua de tronco nu, acho que a minha extraordinária compleição física tratava do resto... »bullshit,coff,coff,bullshit«
    Agora só tenho de arranjar umas calças roxas...

    ResponderEliminar
  3. grande post sim senhor.

    quis aproveitar esta pausa na minha demanda para matar esse dragão que é o "Exame de 19/06/09" para deixar aqui o meu contributo:

    no entanto tenho dúvidas:

    - ou de Chopper do One Piece, o Tanuki original (lol);
    - Son Gohan - Super Sayan 2, uma vez que sou pequeno e espetar o cabelo não dá muito trabalho;
    - ou entao Rocco, o "grande" ... ahahah!

    back to work ...

    ResponderEliminar
  4. Muito bom este primeiro post de um dos nossos "correspondentes no estrangeiro"! Boa Ogata!

    Quanto ao cosplayer do Death Note... enfim...

    Estou a imaginar durante o encontro de cosplay: Então e tu gajo com a cara toda pintada de preto e com cabelo branco e com duas cimitarras vieste vestido de que? Ahh de Drizzt o drow ok... E tu hot chick com roupa militar e cabelo louro entrançado?... ahh de Cammy ok... então e tu criatura estranha que parece que tem um saco do lixo com dois buracos enfiado na cabeça?... ahh vieste vestido de bloco de notas que ao que parece se escreveres aí o nome de gente elas morrem... unhh esse disfarce sim parece espectacular!!

    lol

    ResponderEliminar
  5. Bem, o Sr Death Note, deve ter sido expulso da convenção, por ter sido confundido com um enorme saco de ,lixo.

    Quanto ao cosplay tuga, não tinha noção que já tinha um projecção tão grande. aproveito para deixar o repto de quando é que o Tá Quinas se aventura num evento desses?

    Em relação a qual o meu cosplay, se o Darth Gostoso vai de Hulk, Eu vou de Thor (Alto, Louro,... apenas mais um dia na minha vida. *bullshit*) Se for a sério, provavelmente Cole Burns, do comic da vertigo 100 Bullets, ou L do Death Note.

    ResponderEliminar
  6. Depois de uma conversa ontem com o pessoal aqui do blog notei que não disse nenhuma personagem que gostasse de fazer cosplay... depois de pensar um pouco no assunto apercebi-me de uma coisa, e isto sem querer parecer desmancha prazeres, é que acho que não ia querer fazer cosplay de nenhuma personagem. Epahh isto acho que já é um pouco nerd de mais para mim, já é nerdismo mesmo epic tier adentro... Mas acho fixe ver o pessoal a fazer os fatos e tal, e até de ver certas heroínas a ganharem forma física aí com algumas cosplayers...lol, mas eu participar activamente numa cena destas acho muito difícil, mas apoiar estas iniciativas, apoio!

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que o PF tem razão... para quê mascarar-se e estar a perder tempo a fazer um fato, se ele anda sempre mascarado... Até aparece naquele videoclip lá dele! :p

    Eu pessoalmente não sei de que é que me mascarava, mas também tem muito mais piada ser surpresa... ;)

    ResponderEliminar
  8. That about having an 80's music videoclip, unhh that is not cosplay, that is just being awesome. True story...

    A Robin Sparkles tem o Let's Go to the Mall, mas o meu é bem mais espectacular!! lol

    ResponderEliminar

Seguidores